Yamaha inicia temporada de olho no Jalapão

Campeã do rally em 2020, equipe quer repetir o feito e colocar seus três pilotos no pódio

Yamaha inicia temporada de olho no Jalapão
Fotos: Gustavo Epifânio






Vai começar a temporada 2021 do Brasileiro de Rally, e a primeira prova será na próxima semana, entre os dias 15 e 19 de junho, com o 7º Rally Jalapão/Sertões Séries. Para os pilotos da Yamaha IMS Rally Team, o objetivo é começar o ano com o bicampeonato. Adrien Metge venceu em 2020, com Ricardo Martins fazendo a dobradinha na segunda colocação e Túlio Malta finalizando em quinto, colocando as três motos no Top 5 da prova.

Ricardo Martins aliás, tem bom retrospecto na prova de abertura. O “Rei do Jalapão” finalizou todas as seis edições no pódio, vencendo a metade delas. Com as três vitórias, o catarinense é o maior vencedor do Rally. Animado também está o francês Adrien Metge. Com a experiência de cinco Rally Dakar no currículo, o piloto quer levar sua WR450F mais uma vez à vitória. Túlio Malta também tem motivos de sobra para estar confiante, já que na última edição foi o campeão na categoria Moto 2 e ali começou a trajetória em busca do título brasileiro.

Serão quatro dias de disputas, nos quais os pilotos terão que acelerar por 1.447 quilômetros em estradas de areia e trechos de trial, em paisagens deslumbrantes, segundo a organização. Na terça-feira (15) serão as vistorias e o briefing da prova. Na quarta-feira, os pilotos esquentam as máquinas na primeira etapa, saindo de Luiz Eduardo Magalhães (BA) com destino a São Félix do Tocantins (TO), onde na quinta e na sexta-feira disputam a segunda e terceira etapas. No sábado (19), acontece a etapa final, com os competidores retornando a Luis Eduardo Magalhães.

Ricardo Martins: “ As expectativas são muito boas, eu venho treinando muito forte. Eu gosto de andar no Jalapão, me sinto muito à vontade pra andar nesse tipo de terreno. Imagino que vai estar bem quente e a prova vai ser com muita areia, que é um terreno que eu gosto muito de pilotar. Estou bem preparado mas um pouco ansioso com o início do campeonato, mas a hora que a moto começar a rodar vai passar. Então vamos aí em busca de mais uma vitória no Rally do Jalapão”.

Adrien Metge: “A expectativa é muito boa, estou ansioso pra começar a temporada. Agora vou conhecer o Jalapão de verdade, porque fiz o Rally Jalapão no ano passado, mas em uma prova diferente pelas restrições, por causa da panemia. Todo mundo sempre falou muito bem desse rally, nas condições normais, então estou muito ansioso pra conhecer essa região do país, o Jalapão de verdade. Quero curtir muito essa prova e dar o meu melhor, estou me sentindo muito bem. A pré-temporada foi muito boa, os treinos foram bons, então está tudo certo pra buscar o melhor resultado”.

Túlio Malta: “É meu segundo ano na equipe Yamaha IMS Rally Team. Estou bastante feliz e com uma grande responsabilidade de bons resultados pra 2021. Não tive intervalo de temporada devido ao acumulo das provas no final do último ano, então venho treinando e dedicando bastante desde então. A nova motocicleta, a minha WR450F 2021 é uma motocicleta nova, onde foram feitas inúmeras alterações e que tenho certeza de que teremos ganhos superpositivos pra temporada. Me mantenho na categoria Moto 2, a mesma na qual fui campeão ano passado, por isso espero defender o título de campeão brasileiro e quiçá alcançar o lugar mais alto na classificação geral nas provas que hão de vir aí durante a temporada”.

 

Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

15 a 19 de junho - Rally Jalapão
29 de junho a 3 de julho - RN 1500
15 a 22 de agosto – Sertões
3 a 7 de novembro – Caminho das Neves
Sertões Séries/SP - *data a confirmar

 

Programação

15/06 - Terça feira - Bahia Farm Show
08hs às 17hs Secretaria de prova.
08hs às 11hs - Vistorias - Motos, quadris e utv’s
17hs - Briefing - Equipes de apoio
19hs - Briefing - CBA/CBM
 
16/06 - Quarta-feira - LEM -BA / SÃO FÉLIX -TO
5hs - Largada Motos Quadris e UTV’s –Parque de apoio
20hs - Briefing CBA/CBM Centro de Eventos de São Félix.
 
17/06 - Quinta-feira SÃO FELIX -TO/ SÃO FELIX -TO
08hs -Largada Motos, Quadris e UTV’s
20hs -Briefing CBA –CBM Centro de Eventos de São Félix
 
18/06 - Sexta-feira SÃO FELIX –TO / SÃO FELIX -TO
07hs - Largada Motos, Quadris e UTV’s
20hs -Briefing CBA/CBM Centro de Eventos de São Félix
 
19/06 - Sábado SÃO FELIX -TO/VILA PANAMBÍ–TO
06hs - Largada motos,quadris e Utv’s
18hs – Premiação – Vila Panambí

 

Crédito: Yamaha Racing Brasil