Walkner é segundo no Rally Cazaquistão

Piloto da KTM superou algumas dificuldades e classificou-se em segundo na geral

Walkner é segundo no Rally Cazaquistão
Fotos: KTM Press






Matthias Walkner, da Red Bull KTM Factory Racing, iniciou seu Rally Cazaquistão 2021 com força ao se classificar como o segundo mais rápido na difícil primeira fase do evento. Sam Sunderland foi sétimo após um pequeno erro na abertura da especial cronometrada.

O Rally Cazaquistão 2021, começou com um prologo extremamente curto, 2,8 km na terça-feira para decidir a ordem de largada para a fase de abertura de quarta-feira. A uma distância total de 515 km, o primeiro dia desafiou os competidores com uma especial rápida cronometrada de pouco mais de 280 km, cobrindo uma mistura de deserto aberto e terreno técnico mais difícil de navegar.

Após seu terceiro lugar no Prólogo, Matthias Walkner foi o nono piloto a entrar na primeira fase de hoje. Optando por fazer sua própria corrida e se concentrar na navegação, o austríaco manteve um ritmo sólido ao longo da especial. Completando o dia sem grandes problemas, Walkner ganhou uma posição a tempo de terminar a etapa como vice-campeão, e agora está em segundo lugar geral na classificação provisória.

Matthias Walkner: “É legal terminar o primeiro dia aqui no Cazaquistão com um resultado como este. Foi muito rápido no início e geralmente a navegação era bastante direta. Durante todo o dia houve algumas notas que eram bastante complicadas e você realmente tinha que prestar atenção para ter certeza de não cometer nenhum erro. Depois de uma longa pausa na corrida, demorei um pouco para encontrar meu ritmo e voltar a ganhar velocidade com a mistura de corrida e navegação. Pilotei a maior parte do dia sozinho e foi só perto do final que peguei a poeira de alguns dos pilotos a minha frente. Estou super feliz, o ritmo está bom e estou ansioso para o resto do rali”.

Um resultado em oitavo lugar no Prólogo traduziu-se em uma posição inicial de quarto lugar para Sam Sunderland na especial. Com uma forte largada, o atual Campeão do Mundo de Ralis Cross-Country da FIM, logo se viu na frente, após erros cometidos pelos pilotos líderes. Com o terreno se tornando mais técnico em torno do terceiro checkpoint, Sam também cometeu um erro de navegação, que lhe custou vários minutos. Se reagrupando, o britânico completou a etapa com segurança e em sétimo lugar, a pouco mais de 10 minutos do vencedor do dia. Com uma posição inicial vantajosa para a segunda fase de quinta-feira, o Sunderland está ansioso para recuperar o tempo dos líderes.

Sam Sunderland: “iniciei na quarta posição esta manhã e esperava não ter que abrir nenhuma parte da etapa, mas os pilotos a minha frente cometeram um erro e eu me encontrei o caminho certo. Foi então minha vez de cometer um erro o qual perdi algum tempo no ponto de verificação três. No geral, estou me sentindo bem e muito confortável com a moto, o que é positivo, porque fizemos muitas mudanças antes do evento. É muito bom dar à equipe um bom feedback, porque todos têm trabalhado muito nessa nova direção. Este primeiro estágio tem sido rápido, as notas no road book surgem muito rapidamente e é difícil ficar por dentro de tudo. Há muita vida selvagem lá fora também, cavalos e camelos e por isso tivemos que tomar todos os cuidados possíveis. No geral, está tudo bem e estou ansioso para amanhã”.

O Rally do Cazaquistão continua com a segunda etapa de 301,82 km na quinta-feira, 10 de junho. Os pilotos enfrentarão outro dia difícil de terreno misto, começando com um deserto plano e aberto, seguido por pistas mais técnicas enquanto descem em direção ao mar e a chegada do 280km especiais.

 

2021 Rally do Cazaquistão - Resultados provisórios, primeira fase

  1. Ross Branch (BWA), Yamaha, 3:14:07
  2. Matthias Walkner (AUT), KTM, 3:16:15 +2: 08
  3. Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 3:17:44 +3: 37
  4. Adrien Van Beveren (FRA), Yamaha, 3:21:23 +7: 16
  5. Andrew Short (EUA), Yamaha, 3:21:46 +7: 39
  • Outro KTM
  1. Sam Sunderland (GBR), KTM, 3:23:31 +10: 24

 

2021 Rally do Cazaquistão - Classificações provisórias (após a primeira fase)

  1. Ross Branch (BWA), Yamaha, 3:19:53
  2. Matthias Walkner (AUT), KTM, 3:22:04 +2: 11
  3. Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 3:23:36 +3: 43
  4. Adrien Van Beveren (FRA), Yamaha, 3:27:20 +7: 27
  5. Andrew Short (EUA), Yamaha, 3:27:38 +7: 45
  • Outro KTM
  1. Sam Sunderland (GBR), KTM, 3:30:44 +10: 51

 

Crédito: KTM Press