Turbulência em Lagares

Novas restrições para a realização da primeira etapa do Mundial de Hard Enduro

Turbulência em Lagares
Foto: Extreme Clube Lagares






Um pedido de última hora da Direção Geral de Saúde feito aos organizadores do Extreme XL Lagares 2021, virou a rodada de abertura do Hard Enduro World Championship de cabeça para baixo ao restringir severamente a corrida a uma pequena área. Foi um duro golpe para os pilotos, adeptos e organizadores da prova no Extreme Lagares, que arranca esta manhã nos arredores do Porto.

Uma declaração dos organizadores do evento, diz que eles receberam uma ordem restritiva apesar de muitos anos de planejamento e não falta de conformidade com as regras da Covid ou conhecimento prévio sobre isso corrida e como ela funciona.

É difícil não sentir pelos organizadores do evento, o Extreme Clube Lagares comandado por Paulo Moreira (que diz “sinceramente, sinto uma grande tristeza”) por terem colocado vida e alma no evento que planejam desde 2019.

Lagares é a rodada de abertura e efetivamente a peça-chave do novo Campeonato Mundial FIM Hard Enduro. Dado que Portugal é o país de origem do presidente da FIM, Jorge Viegas, também é difícil não perguntar onde está a FIM numa altura como esta?

A decisão do DGS significa que todo o evento de três dias agora terá que ser severamente contido dentro da área da Serra do Pilar (Parque de Manobras) onde as corridas de EnduroCross aconteceriam hoje, sexta-feira e sábado de manhã.

Você pode ver a amostra a bordo do parque em nossa história separada: Extrema XL Lagares EnduroCross amostra a bordo

É naturalmente também um grande golpe para os muitos pilotos internacionais que treinaram, se prepararam e viajaram para os infames leitos de rios rochosos e ravinas nesta tão aguardada primeira rodada do novo FIM Hard Enduro World Championship.

 

Aqui está a declaração completa dos organizadores:

O Extreme Clube de Lagares informa a todos os participantes e equipes do Borilli Extreme XL Lagares 2021 - Evento de Abertura do Campeonato Mundial de Hard Enduro e Troféu Nacional de Hard Enduro, que o evento que acontecerá neste final de semana infelizmente será realizado em um formato diferente do que apresentado anteriormente.

Devido às imposições tardias da DGS (Direção Geral de Saúde), o evento deverá ocorrer na íntegra, 3 dias, dentro das instalações do Quartel da Serra do Pilar (Parque de Manobras).

Toda a organização, FMT e entidades uniram esforços ao longo dos últimos dias, mas o relatório tardio da DGS, obriga este evento mundial a ser realizado “a portas fechadas”.

Neste momento estamos unindo esforços para minimizar as perdas e acima de tudo para que a competição e o espetáculo prevaleçam com todos os seus participantes.

Contamos com a sua compreensão e apoio para preservar o bom nome desta competição.

 

Extreme Clube Lagares

 

A atualização e declaração dos promotores HEWC:

Devido a um hot spot regional em Covid, e a subsequente decisão da Direção Geral de Saúde de Portugal na quinta-feira, 6 de maio, que exige que todos os eventos esportivos internacionais sejam agora realizados à porta fechada, Extreme XL Lagares foi forçado a fazer mudanças significativas no evento planejado formato.

Apesar do número total de infecções cobióticas em Portugal ser muito baixo, este ponto quente está em uma área através da qual passa uma grande parte do planejado curso Extreme XL Lagares. Como tal, a decisão afeta tanto o prólogo planejado para sábado quanto a corrida principal, ambos cancelados.

No entanto, o organizador do Extreme XL Lagares, o promotor da série WESS Promotion GmbH e a FIM criaram juntos um calendário de eventos alternativo, garantindo que todos os 350 competidores, incluindo as 56 entradas para o Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM, possam correr em Portugal conforme planejado, dentro de uma bolha segura da Covid.

Todos os competidores amadores terão permissão para rolar suas inscrições para a corrida 2022 do Extreme XL Lagares e competir este ano gratuitamente.

Isso é possível devido ao fato de o paddock do evento e a pista de endurocross planejada estarem localizados dentro de uma área militar fechada com administração independente e com base no fato de que todos os pilotos e pessoal de assistência foram testados para Covid ao entrar nas instalações.

O novo formato do evento começará, conforme planejado originalmente, com Endurocross classificando-se para amadores hoje, sexta-feira, 7 de maio, e para pilotos da classe profissional amanhã, sábado, 8 de maio. No domingo, 9 de maio, os organizadores do evento criarão um loop Hard Enduro dentro do complexo militar e ao redor da área do paddock, usando seções da pista de endurocross, que serão usadas para a corrida principal de domingo. Domingo terá três finais para os 20 pilotos profissionais qualificados. O piloto com o melhor resultado combinado será o vencedor da primeira ronda do FIM Hard Enduro World Championship.

A WESS Promotion GmbH reconhece que a programação alternativa do evento é significativamente diferente daquela originalmente planejada pelos organizadores do evento, mas apoia totalmente a nova programação.

 

Crédito: Jon Pearson – Enduro21