Rinaldi projeta pneu com selo ecológico

Empresa busca soluções que visam resgatar as iniciativas voltadas à preservação da natureza

Rinaldi projeta pneu com selo ecológico
Foto: Rinaldi Pneus






Com foco em resgatar a importância de iniciativas voltadas à preservação da natureza, a Semana Mundial do Meio Ambiente é celebrada de 5 a 12 de junho em todo o mundo e tem um relevante papel de conscientização. A Rinaldi Pneus é uma empresa que soma mais de 50 anos de história e, aliada a esta tradição, está em busca de iniciativas que tornem seus pneus mais modernos e, por consequência, sustentáveis. Por isso, além de já ter conquistado o Certificado de Energia Renovável, conferido pela Ludfor Energia Ltda., a Rinaldi irá reformular uma linha de pneus e torna-la ecológica até o final deste ano.

A mudança abrangerá os modelos de uma linha que atualmente contempla pneus usados em competições de Motocross. Eles são desenvolvidos com a participação e testagem dos principais pilotos e equipes do Motocross nacional. “Estamos estudando uma mudança que vai tornar uma linha ecologicamente verde. Isso significa que usaremos uma boa parte das matérias-primas proveniente de fontes renováveis, como sílica e borracha natural. Haverá, assim, redução de metais prejudiciais ao ecossistema, redução de acelerantes químicos e utilização de cargas naturais”, explica o gerente industrial Silvio Grecco. Com esta mudança na composição das peças, estes pneus irão emitir menor quantidade de contaminantes prejudiciais às pessoas e, claro, à natureza.

Esta linha de pneus deve levar uma marca eco-friendly e sinalizará de forma impactante ao mercado o compromisso da Rinaldi com os cuidados envolvendo o Meio Ambiente. “Posteriormente, estenderemos esta marca para as demais linhas de produção da Rinaldi. A empresa está comprometida com a restauração dos ecossistemas em que atua, e vamos aplicar estas novidades que chegarão não somente aos consumidores nacionais, mas também ao nosso público europeu e norte-americano. Nestes mercados, a necessidade de restauração do Meio Ambiente é ainda mais exigida”, projeta Grecco. A Linha HE 40, que já é comercializada pela Rinaldi, é outro exemplo de produto que atende a uma série de requisitos importantes dentro do tema ecologia, já que foi desenvolvida para evitar degradação do terreno no uso em trilhas, enduro e trail.

 

Sobre a Certificação de Energia Renovável

O título obtido pela Rinaldi em 2019 de Certificado de Energia Renovável confirma as boas práticas ambientais da empresa quanto à origem da energia empregada em sua produção, assegurando que desde 2015 ela é proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente, estando em acordo com a política de gestão da empresa.

 

Crédito: Raquel Fronza / Ana Demoliner - Assessoria de Imprensa Rinaldi