Pilotos dormirão na trilha no próximo Romaniacs

Além disso, vai ter piloto tentando completar a prova com Yamaha Ténéré 700cc, de 200 quilos.

Pilotos dormirão na trilha no próximo Romaniacs
Foto: Red Bull Romaniacs






O Red Bull Romaniacs é a corrida dos sonhos para todos os praticantes de Hard Enduro, sejam profissionais ou amadores. Mundialmente conhecido, é natural então ver que competidores de diversas nações se inscreveram mais uma vez. Ao todo, cerca de 50 países estarão fortemente representados com pessoas viajando de lugares distantes como Canadá, Brasil, Peru e Austrália e veremos 47 pilotos da classe Gold chegarem à linha de partida. O brasileiro Rigor Rico estará presente na competição novamente, após um bom desempenho na edição anterior. 

Uma noite sob as estrelas

O Red Bull Romaniacs nunca deixa de oferecer surpresas. Nunca aconteceu um evento com percurso ou regulamento igual ao outro. No passado, vimos a corrida pernoitar fora da cidade sede, Sibiu, mas para 2021, os organizadores estão dando um passo mais adiante. Uma etapa maratona, com dois dias combinados, terá como destaque uma noite na montanha e sob as estrelas. Sem ajuda externa permitida, os pilotos deverão trabalhar em suas próprias motocicletas e dormir em barracas.

Pol Tarres de Teneré

Uma prova de Hard Enduro Rally como o Red Bull Romaniacs sempre atrai alguns "malucos" e para 2021, não está diferente. Pol Tarres, que geralmente compete pela classe Ouro, irá de Bronze, mas por um bom motivo. Ele vai fazer a prova com uma Yamaha Ténéré 700, com seus 200 kg, ou seja, o dobro de uma moto de enduro. Ele quer se tornar o primeiro piloto a terminar nesta categoria em uma motocicleta Big Trail de dois cilindros.

O Hall da Fama

Terminar uma corrida como o Red Bull Romaniacs, já é uma grande conquista, vencer o evento e deixar seu nome gravado no folclórico Hard Enduro. Graham Jarvis, com seis vitórias, tem provado estar habilitado a chegar a título número. Pró Moto estava lá em 2013, quando ele foi vencedor do evento e de lá para cá, a idade parece ter dado mais energia ao highlander do Hard Enduro, que está entre os primeiros classificados no Mundial de Hard Enduro 2021. Manuel Lettenbichler venceu as duas edições anteriores, Wade Young venceu em 2018, enquanto Jonny Walker tem duas vitórias em 2015 e 2014. Todos estarão em 2021, ou seja, a disputa será fortíssima. A 18ª edição trará um novo vencedor?

Loucura vertical

O Red Bull Romaniacs é famoso por suas difíceis escaladas nas montanhas e 2021 não será diferente. Ao todo, somadas as diferenças de elevação, são mais de 10 mil metros ao longo da prova.

Quem assiste a prova já sabe que há um ditado bem conhecido entre os concorrentes do Red Bull Romaniacs: "Nunca acaba até que acabe". E por isso o quarto dia do off-road nunca é um passeio no parque. É longo, e a área de chegada de Gusterita é sempre espetacular. Já vimos subidas quase impossíveis, aquaplanagem e percursos recheado de obstáculos, e temos a certeza que voltaremos a testemunhar grandes desafios na próxima semana. Por enquanto ainda é segredo. 

Calendário do Red Bull Romaniacs - 27 a 31 de julho
Terça-feira, 27 de julho: qualificação para o contra-relógio (TTQ)
Quarta-feira, 28 de julho: Dia offroad 1
Quinta-feira, 29 de julho: Dia offroad 2
Sexta-feira, 30 de julho: Dia Offroad 3
Sábado, 31 de julho: Dia 4 offroad

Classificação do FIM Hard Enduro World Championship (após a rodada 3)
1. Billy Bolt (Husqvarna) 20pts
2. Manuel Lettenbichler (KTM) 17pts
3. Graham Jarvis (Husqvarna) 15pts
4. Jonny Walker (Beta) 13 pontos
5. Alfredo Gomez (Husqvarna) 11pts
6. Taddy Blazusiak (GASGAS) 10pts
7. Mario Roman (Sherco) 9pts
8. Wade Young (Sherco) 8pts
9. Michael Walkner (GASGAS) 7pts
10. Travis Teasdale (GASGAS) 6pts
11. Sonny Goggia (GASGAS) 5pts
12. Matthew Green (GASGAS) 4pts
13. Teodor Kabachiev (Husqvarna) 3pts
14. Dominik Olszowy (KTM) 2pts
15. Leon Hentschel (GASGAS) 1pts

Crédito: Red Bull Romaniacs