Dakar teve etapa com desafios hoje

Etapa teve pistas rápidas através de desfiladeiros e difíceis de navegar

Dakar teve etapa com desafios hoje
Foto: Dakar Rally 2021






LAIA SANZ É TOP 20 NO RALLY DAKAR DE 2021

 

Conferindo mais uma etapa fisicamente exigente do Rally Dakar de 2021, Laia Sanz ficou entre os 20 primeiros na classificação geral provisória após outra corrida sólida no deserto. Fazendo as coisas acontecerem na nona etapa com um ritmo inicial forte, ela alcançou o primeiro waypoint antes de cair na poeira deixada pelos competidores à frente.

Reduzindo um pouco a velocidade devido à poeira e uma pequena queda, sua mudança de ritmo valeu a pena, pois ela completou com sucesso a etapa em 23º, igualando seu melhor resultado no rally deste ano até o momento. Queda no meio do estágio indica uma viagem "segura" para o final do estágio.

Laia Sanz:  “Hoje foi difícil! Tive que pilotar na poeira no início e por muitos quilômetros, então tive que ser cautelosa. A etapa passou por muitos leitos de rios e pedras onde testei meu airbag durante um pequeno acidente! Eu estava bem e continuei, mas passei por alguns pilotos que estavam sendo atendidos depois de uma queda, então escolhi apenas manter um ritmo constante sem riscos e felizmente cheguei à linha de chegada inteiro”.

Tal como nas etapas anteriores do Dakar, a nona foi uma mistura de terreno técnico, que infelizmente surpreendeu muitos pilotos, inclusive Laia. Um pequeno acidente foi suficiente para seu airbag entrar em ação, mas felizmente a estrela do rali espanhol escapou ilesa. Depois disso, e passando por alguns pilotos caídos que estavam recebendo assistência médica, Sanz optou por uma corrida segura até a chegada da etapa em Neom.

A 10ª fase do Rally Dakar 2021 começa com algumas vistas épicas da costa do Mar Vermelho. O cenário logo muda, porém, com a etapa indo para o interior e  serpenteando através de vale rochoso após vale rochoso. Concluir a especial de 342 quilômetros incólume será superimportante antes da especial mais longa de todo o evento, que vem logo no dia seguinte.

 

Resultados (provisório): Rally Dakar 2021, etapa 9

  1. Kevin Benavides (Honda) 4:49:15
  2. Ricky Brabec (Honda) 4:50:33
  3. Jose Ignacio Cornejo (Honda) 4:50:49
  4. Laia Sanz (GASGAS) 5:46:40

Classificação geral provisória (após a fase 9)

  1. Jose Ignacio Cornejo (Honda) 36:51:00
  2. Kevin Benavides (Honda) 37:02:24
  3. Sam Sunderland (KTM) 37:05:34
  4. Laia Sanz (GASGAS) 41:26:47

 

Crédito: GASGAS Press

 

==================================================

SAM SUNDERLAND GANHA A 11ª FASE NO DAKAR 2021

 

Apesar de ter sido encurtado de seus 511 km originais para 464 km, a especial cronometrada no estágio 11 ainda provou ser um grande desafio para todos os competidores. Apresentando cerca de 100 km de dunas, bem como pistas rápidas através de desfiladeiros difíceis de navegar, a penúltima etapa do Dakar testou os já exaustos pilotos  ao seu limite.

Terceiro geral chegando à fase de hoje e com uma posição inicial vantajosa de oitavo,  Sam Sunderland partiu 15 minutos atrás do líder do rally com a intenção de persegui-lo. Sabendo que a longa especial ofereceu uma grande chance de melhorar sua posição na classificação geral, Sunderland fez o melhor uso de sua velocidade e experiência para atacar seus rivais. Assumindo a liderança da etapa pelo quarto posto de controle, no quilômetro 215, o britânico se manteve na frente no tempo até a chegada. Embora um pequeno erro de navegação lhe tenha custado alguns minutos nos quilômetros finais, Sam conquistou a vitória no palco e fez o suficiente para subir ao segundo lugar na classificação geral provisória.

Sam Sunderland: “Eu dei tudo de mim hoje - sabia que essa etapa seria uma das melhores chances que eu teria para ganhar tempo com os caras da frente. É ótimo vencer a etapa, mas significa que tenho que abrir amanhã para o último dia, o que vai ser difícil. Mesmo assim, tudo pode acontecer, como sabemos, e vou continuar lutando até o fim. Foi outra etapa muito longa e difícil, mas estou grato por poder correr com a minha moto pelo deserto, especialmente com tudo o que está acontecendo no mundo no momento. Também sou grato à minha equipe por todo o trabalho árduo que fizeram para nos trazer aqui. O plano agora é fazer o meu melhor novamente amanhã e veremos onde estamos”.

Continuando a empurrar e subir na classificação,  Matthias Walknerfez uma corrida impressionante na desafiadora etapa do dia para reivindicar o quinto lugar e com isso elevar-se para o 12º geral. Fora do top 10 para o último dia de corrida, apesar de perder mais de duas horas na segunda etapa, Walkner agora espera recuperar ainda mais tempo na etapa 12 de amanhã.

Matthias Walkner: “Foi outro dia muito longo, mas eu estou super feliz por estar pronto para a última etapa agora. Fiquei muito feliz com a minha pilotagem, mas estava um pouco nervoso com Sam e Daniel atrás de mim porque os dois lutam pelas primeiras posições e eu não queria fazer muito pó. Eu me perdi um pouco e deixei eles passarem e daí rodamos juntos para terminar com uma boa velocidade. No geral, o dia foi muito divertido e estou feliz por estar aqui no final”.

Outro dia forte de corrida nas dunas viu Daniel Sanders, da KTM Factory Racing,  completar uma quarta etapa do Dakar 2021 entre os cinco primeiros. Não só isso, mas o novato do rali terminou a apenas oito minutos e meio de queda no Sunderland voador. Como tal, ele sobe para um quarto altamente recomendável na classificação geral provisória. Com uma etapa final restante, o jovem australiano está ansioso para a curta etapa 12 de sexta-feira e esperançosamente a chance de completar com sucesso seu primeiro Rally Dakar.

Daniel Sanders: “Comecei muito bem esta manhã com a minha navegação e consegui ganhar muito tempo com a primeira parada de reabastecimento por volta do quilômetro 150. Depois disso eu estava um pouco na poeira dos caras da frente e só tive que me concentrar no meu livro de estrada. Sam nos pegou, então eu o deixei liderar pelas dunas e, em seguida, chegando à última parte do estágio, houve uma navegação realmente complicada. Acho que tem sido minha etapa favorita do evento até agora, fizemos coisas muito legais cavalgando entre os cânions e depois nas dunas. Tem sido uma corrida difícil, mas sinto-me bem e tudo bem, estou ansioso por terminar o meu primeiro Dakar amanhã”.

O Rally Dakar 2021 termina com a etapa 12 de sexta-feira. Os competidores enfrentarão novamente um longo dia na sela cobrindo um total de 452 km de Yanbu até a linha de chegada em Jeddah. Uma especial cronometrada relativamente curta de 225 km dará aos pilotos a chance de dar um empurrão final e melhorar seus resultados a tempo de receber a bandeira quadriculada. A etapa ainda pode trazer algumas surpresas, no entanto, com dunas difíceis de lidar combinadas com pilotos de testes técnicos de navegação pela última vez no evento deste ano.

 

Resultados Provisórios Etapa 11 - Rali Dakar 2021

1. Sam Sunderland (GBR), KTM, 4:35:12
2. Pablo Quintanilla (CHL), Husqvarna, 4:37:52 +2: 40
3. Kevin Benavides (ARG), Honda, 4:41:36 +6: 24
4. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:43:46 +8: 34
5. Matthias Walkner (AUT), KTM, 4:44:39 +9: 27
Outros KTM
9. Stefan Svitko (SVK), KTM, 4:51:57 +16: 45 Classificações

provisórias (após a fase 11) - 2021 Dakar Rally

1. Kevin Benavides (ARG), Honda, 45:01:44
2. Sam Sunderland (GBR), KTM, 45:05:56 +4: 12
3. Ricky Brabec (EUA), Honda, 45:08:57 +7: 13
4. Daniel Sanders (AUS), KTM, 45:34:49 +33: 05
5. Skyler Howes (EUA), KTM, 45:50:51 +49: 07
Outros KTM
9. Stefan Svitko (SVK ), KTM, 46:28:24 +1: 26: 40
12. Matthias Walkner (AUT), KTM, 47:31:04 +2: 29: 20
 
Crédito: KTM Racing Newsletter