Motos históricas: a primeira CG 125

Museu apresenta esta e outras raridades que marcaram época no Brasil.

Motos históricas: a primeira CG 125






Primeira moto Honda fabricada no Brasil, a CG 125 1976 tinha apenas 11cv de potência e partida somente no pedal. Outra curiosidade é que o câmbio tinha quatro marchas e todas eram engatadas para baixo, diferentemente das atuais, onde apenas a primeira marcha é para baixo, e as demais para cima.

Alimentado por carburador e com o poderoso acionamento do comando por varetas (OHV), o motor era capaz de levar a pioneira CG 125 a cerca de 90 km/h. Ela ganhou dos clientes e do mercado o apelido de "CG bolinha", em referência ao formato do tanque. Era leve: tinha apenas 94 kg.

Este modelo foi fabricado até 1978, quando ganhou entre outras novidades o garfo telescópico na dianteira. Um exemplar em perfeito estado de conservação está disponível no Museu Honda, que tem acesso gratuito aos apaixonados por motociclismo. É só chegar e visitar, desde que seja aos sábados.

Sobre o Museu

Os amantes das duas rodas podem visitar o espaço aos sábados, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

O museu conta com 58 motocicletas em exposição, desde a CG 125 1976 desta reportagem, passando pela CBX 750F 1986, até modelos mais recentes, como GL 1800 Goldwing Edição 40 anos e CBR 1000RR Fireblade Edição Comemorativa Marc Marquez.   

O Honda Fan Club nasceu em 2013, como um museu particular da Honda e vem, ano a ano, agregando novos modelos, por meio dos quais pode-se contar a história das duas rodas no País. A empresa está presente em solo brasileiro há 47 anos e, ao longo deste período, desenvolveu diversos modelos que marcaram época e fizeram parte da vida de milhões de brasileiros. Assim, nada mais justo do que proporcionar a experiência de reviver e conhecer essa história aos motociclistas e admiradores da marca - Leonardo Almeida, Gerente dos Centros Educacionais de Trânsito Honda.

Localizado nas dependências do Centro Educacional de Trânsito Honda de Indaiatuba (SP), o museu Honda Fan Club recebia visitas esporádicas, de alunos dos treinamentos de pilotagem oferecidos pela unidade e convidados em eventos e ações da marca.

“Queremos dar oportunidade para que mais pessoas conheçam o nosso museu. Para o atendimento ao público, preparamos uma estrutura acessível e um ambiente especial alinhado com a história dos modelos em exposição. Ficaremos muito felizes com a visita de todos”, completa Leonardo.

Horário: das 09h às 17h

Local: Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, 1460 - Distrito Industrial João Narezzi, Indaiatuba - SP, 13347-300

Informações: (19) 3198-2615

Observações: as visitas são gratuitas e os visitantes serão atendidos por ordem de chegada. Local com acessibilidade.