Como escolher o pneu mais adequado

Confira este guia que te ajudará a escolher o sapato perfeito para sua motocicleta, de acordo com a modalidade que você mais gosta.

Como escolher o pneu mais adequado
Fotos: Jarva Racing



A Mitas é uma das marcas líderes em pneus para motocicletas na Europa com uma tradição de décadas na indústria de pneus para motocicletas.

Todos os pneus passam por rigorosos testes antes de serem lançados no mercado e tem parceria para o desenvolvimento de equipamentos originais.

Em 2021 a Mitas é patrocinadora master do HEBS (Campeonato Brasileiro de Hard Enduro), do BITES (Campeonato de Big Trail) e também da liga Brasileira de Flat Track. Além disso, este ano conta com uma contratação de peso, o piloto Rigor Rico da KTM, atual campeão Brasileiro de Hard Enduro: “Estou muito feliz em ter a Mitas como parceira nesse ano, tive a oportunidade de usar o pneu ano passado e fiquei surpreendido, o pneu traciona muito, e isso no Hard Enduro é muito importante. Minha pilotagem já mudou muito, digamos que subi um degrau e isso é muito importante para mim, mas o mais legal é que um piloto amador ou um trilheiro tambem vai sentir essa diferença”.

Confiram todos os modelos disponíveis dos pneus MITAS:

TerraForce-MX SM 

O modelo TerraForce-MX é um pneu para competição de alto desempenho desenvolvidos em cooperação com os pilotos do MXGP.

São indicados para as modalidades de Motocross e Velocross e apresentam excelente aderência em alta velocidade, curvas e durante a frenagem, deixando o piloto sempre no controle da motocicleta.

O modelo TerraForce-MX SM (Soft Medium – 2 faixas Vermelho/Amarelo) é feito para terrenos que variam de macio a intermediário. O padrão de cravos centrais foram projetado para garantir ótimo desempenho de tração em linha reta e curvas leves, já os cravos laterais cônicos oferecem a máxima performance e aderência nas entradas, meio e saídas de curvas além da excelente capacidade de auto-limpeza graças ao amplo espaço entre os cravos.

pneu dianteiro TerraForce-MX tem um padrão da banda de rodagem otimizado para aumentar a tração numa vasta gama de superfícies, os cravos bem espaçados asseguram a máxima  aderência em diversos tipos de terrenos e condições extremas.

  

  

TerraForce-EF Super Light 

 

A nova geração dos pneus Mitas que foram desenvolvidos exclusivamente para o Hard Enduro, o pneu modelo Terra FORCE-EF Super Ligth foi desenvolvido em parceria com os principais pilotos de ponta nos mais adversos terrenos.

Em comparação com a versão SUPER (Yellow) ele é mais macio o que garante excelente propriedade de aderência em vários tipos de terrenos, assim como pedras, rochas e terrenos molhados.

O modelo Terra Force-EF utiliza das melhores tecnologias da Mitas com relação a carcaça reforçada e é de longe uma das melhores opções a nível mundial em competições de alto nível.

A faixa verde no pneu indica que seu composto é macio, mais adequado a vários tipos de terrenos diferentes e com melhores propriedade de aderência

  

TerraForce-EH Super Soft Extreme

 

A nova geração dos pneus Mitas que foram desenvolvidos exclusivamente para o Hard Enduro, o pneu modelo Terra FORCE-EH Super Soft Extreme foi desenvolvido em parceria com os principais pilotos de ponta nos mais adversos terrenos.

Em comparação com a versão SUPER (Yellow) ele é mais macio o que garante excelente propriedade de aderência em vários tipos de terrenos, assim como pedras, rochas e terrenos molhados.

O modelo Terra Force-EF utiliza das melhores tecnologias da Mitas com relação a carcaça reforçada e é de longe uma das melhores opções a nível mundial em competições de alto nível.

As duas faixas verdes no pneu indicam que seu composto é extremamente macio, adequado a vários tipos de terrenos diferentes mas principalmente pedras e rochas e terreno pesado com melhores propriedade de aderência.

EF-07 

O pneu traseiro Mitas EF-07 Double Green (duas faixas verdes) foi produzido para as mais exigentes condições, é um pneu traseiro para provas de enduro, seu composto é extra macio e “ultra pegajoso” para condições extremas.

O pneu é mais adequado para terrenos rochosos, molhados e de lama, pois é projetado para subidas verticais e usados em corridas de extremo enduro, sua carcaça é significantemente melhorada e seu composto macio são ideais para todos terrenos e oferecem uma excelente aderência. Ele é de longe a melhor escolha em corridas como Roof-of-Africa, Erzbergrodeo, Red Bull Romaniacs.

O pneu traseiro Mitas EF-07 Super Light, possui uma faixa verde e seu composto é ligeiramente mais macio do que a versão Super (faixa amarela). O que garante excelente manuseio em floresta úmida e solos de campos. Ele é projetado para as competições mais difíceis e está de acordo com o regulamento atual da FIM - em termos de design e profundidade do relevo.

O seu design mais espaçado ajuda muito em terrenos de lama ou areia. A distribuição e geometria são projetadas para oferecer excelente aderência e tração tanto em condições secas ou molhadas, terrenos macio e duros. Sua carcaça leve e flexível garante uma grande superfície de contato e boa absorção de choque. Resistente a rasgos e cortes e é adequado para condições adversas difíceis e extremas, a carcaça é mais maleável do que com a versão de faixa amarela.

O pneu traseiro Mitas EF-07 Super, possui uma faixa amarela e foi projetado para atender as competições de Enduro, e está de acordo com o regulamento da FIM.

A distribuição e geometria dos cravos do pneu, são projetado para oferecer excelente aderência e tração com alta resistência em condições secas e molhadas, e de terrenos macios a duros

O composto deste pneu também é bastante resistente a rasgos e cortes, por isso é indicado para vários tipos de terrenos, desde condições macias, quanto terrenos rochosos, a carcaça do EF-07 faixa amarela é mais rígida do que a versão de faixa verde.

 

 

C-19 Super 

 

Pneu dianteiro recomendado para pisos médio-duro.

Possui um design que fornece um nivelamento ideal em todos os modos de pilotagem.

Adequado para competição de Hard Enduro, Enduro FIM e Cross Country.

 

C-18 Super Light

Pneu traseiro para terrenos macios e intermediários.

Possui nova tecnologia que proporciona altíssima performance e aderência em função do design da banda de rodagem com reforços especiais nas travas laterais.

O composto mais macio permite que o pneu seja muito flexível sem danificar a carcaça.

 

C-16

Pneu traseiro de Cross, para terrenos secos, pesados com pedras e cascalho;

Excelente aderência, performance e durabilidade.

 

C-02

Pneu traseiro de Enduro e Rally para todos os tipos de terreno.

Altíssima durabilidade e vida útil, principalmente para motocicletas de maior potência.

 

C-10 

Pneu traseiro projetado para terrenos em condições muito molhadas, lamacentas e escorregadias.

Apresenta um padrão de cravos abertos e agressivos para conduzir a moto com eficiência nas mais diversas condições.

Adequado para competições de Enduro.

 

Credito: Alexandre U. Ebert - Jarva Racing