Linda, leve e solta

Ela tem só 200 cilindradas, mas força para encarar todas as trilhas

Linda, leve e solta
Linda, leve e solta
Linda, leve e solta
Linda, leve e solta






A nova Beta 200RR é uma máquina de dois tempos que está chegando ao Brasil e vai dar o que falar.

O pouco tempo que tivemos com ela foi sucifiente para termos a certeza de que se trata de uma moto fácil de pilotar, mas com bastante força no motor. Apesar de pequeno, ele entrega seu torque de uma maneira jamais vista. Finalmente criaram uma 200cc que não grita muito e permite uma pilotagem suave, seja morro acima, seja ladeira abaixo. 

As suspensões desta Beta são absurdamente boas, como já vem se tornando normal nas avaliações destas máquinas italianas. 

O primeiro ponto de destaque mesmo, ainda antes de se pilotar a moto, é a sua beleza. Os plásticos muito bem feitos são devidamente ornamentados com adesivos que apresentam de forma harmônica as cores Branco, Vermelho e Preto. 

Ao longo dos últimos anos a Beta conquistou o grand espaço deixado pela Gas Gas, superando a passos largos sua concorrente espanhola. Ambas possuem forte participação nas competições mundiais de trial.
Vale destacar que a Gas Gas enfrentou nos últimos anos todo o drama da quase falência, e seu estado de vida ainda não é dos mais fortes. De toda forma, a Gas Gas tem lutado para se manter viva no mercado, e tem reconquistado certo espaço na Europa. Por aqui no Brasil não podemos dizer o mesmo...

 

Outro fabricante que tem deixado espaço é a Sherco. Após um boom de vendas de 2010 a 2014, a fabricante com sede na França literalmente sumiu das lojas por aqui. Curiosamente, a KTM também está vacilando este ano no Brasil. Aparentemente a união Dafra/KTM parece apresentar sinais de incompatibilidade. 

A Beta não tem nada a ver com isso, e com um trabalho aplicado da Bikeracer, importadora oficial para o Brasil, cada vez mais ela tem conquistado o país. Realmente o serviço tem sido muito elogiado pelos clientes. 

 

Um fenômeno que já acontece ao redor do mundo também tem sido visto por aqui. É a fidelidade à marca. O mais comum que estamos percebendo é clientes Beta trocando suas motos por outras Beta. 

E este modelo 200cc chega para se juntar às 250cc e 300cc, que atendem o interesse cada vez maior dos Brasileiros pelos motores 2 tempos.

Aproveitei a reunião da turma de amigos para apresentar a nova Beta. Todos foram unânimes em afirmar que ela é belíssima. Infelizmente, por conta dos impostos, do baixo poder de compra do Real e da sua desvalorização em relação ao Euro, ela chega aqui com um valor fora do possível para a maior parte dos praticantes: R$ 46.000,00. 

Para quem pode comprar, aí já vale ficar atento nos próximos parágrafos. A moto pesa apenas 97,5 quilos, o que é realmente muito pouco. Se você pesa entre 60 e 85 quilos, perceberá o quanto esta leveza é útil na sua condução. A moto literalmente não te cansa. 

A entrega de torque é, a meu ver, o ponto forte. Nota 10 para cada um dos engenheiros que trabalhou neste projeto, em Firenze, Itália, onde estas máquinas são fabricadas. Ela é forte, sem ser bruta. São qualidades que imediatamente prestam grande utilidade para trilheiros jovens, iniciantes no esporte e também o público mais velho, que já não deseja se desgastar muito nas trilhas. 

Sim, ela encara um enduro de regularidade com maestria. Já no Enduro FIM, desde que na categoria apropriada para sua menor velocidade final, ela se sairá de forma incrível. 

Ah, os freios!!! Eles são os mesmos das irmãs maiores e mais pesadas, ou seja, são fortíssimos e permitem um ajuste fino de primeira linha, perfeitos!!!

Ela conta com a injeção automática de lubrificante, tal como suas outras irmãs. Isso significa um grande e sonoro ADEUS para a garrafinha de óleo dois tempos na pochete. Isso porque o reservatório de óléo é suficiente para uns 5 ou 6 tanques de combustível. Por ser automática, a mistura é bem mais precisa e uniforme, se comparada à que é feita pelo próprio usuário.

Enfim, a moto tem um funcionamento redondíssimo, é sim uma das melhores motos off-road que já pilotei em minha vida. Para quem mora em locais com trilhas técnicas, é uma forte candidata. E se você é daqueles que só compra KTM, pela qualidade superior, fique atento, quase 100% dos atuais proprietários de Beta foram donos de KTM e de todos os que conversei, nenhum se arrependeu da troca. 

Nossos parabéns à Beta e ao mercado Brasileiro, pois esta moto é mesmo fantástica. 

FICHA TÉCNICA - BETA 200RR 2019
MOTOR:    Liquid-cooled, 2-stroke, single
CILINDRADA REAL:    190.2cc
RAZÃO DE COMPRESSÃO:    13.5:1
IGNIÇÃO:    AC-CDI Kokusan
LUBRIFICAÇÃO:    Injeção eletrônica de óleo (650ml)
ALIMENTAÇÃO:    Carburador Keihin PWK 36m 
EMBREAGEM:    Múlti Discos a óleo
TRANSMISSÃO:    6 marchas
PARTIDA:    Elétrica
CHASSIS:    Aço Cromo Molibdênio
SUSPENSÃO DIANTEIRA:    Sachs, 48mm, USD, completamente ajustável, curso 295mm
SUSPENSÃO TRASEIRA:    ZF Sachs, mono amortecida, completamente ajustável, curso 290mm
FREIO DIANTEIRO:    Nissin, disco simples, 260mm 
FREIO TRASEIRO:    Nissin, disco simples, 240mm 
ARO DIANTEIRO:    21 polegadas
ARO TRASEIRO:    18 polegadas
TANQUE:    8,5 litros (reserva 1,5 litro)
ENTRE EIXOS:    1477mm
COMPRIMENTO:    2167mm
ALTURA DO SOLO:    325mm
ALTURA DO ASSENTO:    930mm
LARGURA DAS PEDALEIRAS:    410mm 
LARGURA DO GUIDÃO:    807mm
DO GUIDÃO AO CHÃO:    1270mm
RADIADOR:    1,3 litros de fluido
PESO SECO:    97,5 quilos
PREÇO: R$ 46.000,00
 

A trilha de teste foi até o início da noite

Minha esposa ficou apaixonada pela moto.