Lettenbichler é vice campeão

Mesmo com tantas adversidades, os pilotos deram um show na abertura do mundial em Lagares

Lettenbichler é vice campeão
Foto: KTM Press Service






Originalmente programada para incluir três corridas diferentes, um Endurocross, Prólogo e Corrida Principal. A corrida deste ano do Extreme XL Lagares teve que ser dramaticamente reduzida para apenas uma sessão de qualificação de Endurocross no sábado, seguida por três finais de Endurocross de classe profissional no domingo. Com a chuva forte tendo um impacto extremamente negativo sobre os procedimentos de domingo, a decisão foi tomada para não atribuir pontos ao Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM, mas que a programação do dia iria continuar.

Embora o formato Endurocross não se enquadre na zona de conforto normal de Manuel Lettenbichler, o piloto da KTM deu o seu melhor durante dois dias de corrida em Portugal. Classificando-se com um impressionante quinto lugar, apesar de enfrentar vários regulares do SuperEnduro, Mani entrou na programação de três corridas de domingo confiante e ansioso para mostrar o que pode fazer. A chuva forte durante a noite e no domingo transformou grande parte do percurso já técnico em um banho de lama, as condições mais adversas ainda agradam a Lettenbichler, já que suas habilidades de enduro estavam em primeiro plano.

Assumindo o oitavo lugar na primeira bateria, Mani lutou muito na segunda, liderando os primeiros dois terços da corrida de 20 minutos mais uma volta antes de cair para o segundo lugar. Dirigindo constantemente, o jovem alemão conseguiu segurar o grupo de perseguidores e terminar como vice-campeão. Na terceira e última bateria, Mani teve uma ótima largada, tirando a primeira vantagem na pista agora extremamente molhada e acidentada. Apesar da forte pressão dos pilotos de atrás, o campeão do WESS 2019 foi capaz de manter os nervos e assumir a liderança para a bandeira quadriculada, obtendo a vitória de 15 segundos e garantindo o segundo lugar na classificação geral.

Manuel Lettenbichler vai agora continuar seu treinamento em preparação para as rodadas restantes do 2021 FIM Hard Enduro World Championship.

Manuel Lettenbichler: “Estou super feliz por ter conseguido o segundo lugar, especialmente nestas condições. Ainda que foi muito difícil lá fora, mas estou satisfeito por termos conseguido terminar a corrida do fim de semana. Acho que os organizadores e o promotor tomaram uma boa decisão de eliminar os pontos porque esse tipo de corrida não é o objetivo do campeonato, o Hard Enduro é um esporte diferente. Diante das restrições impostas, todos fizeram um bom trabalho para manter a bola rolando e ainda sim, foi um bom evento. Estou satisfeito por ter saído como vice-campeão. Foi muito divertido, no geral foi um bom dia”.

 

Resultados - FIM Hard Enduro World Championship - Primeira rodada - Extreme XL Lagares

  1. Billy Bolt (GBR), Husqvarna, 57 pontos
  2. Manuel Lettenbichler (GER), KTM, 45 pts
  3. Graham Jarvis (GBR), Husqvarna, 39 pts
  4. Wade Young (RSA), Sherco, 37 pontos
  5. Alfredo Gomez (ESP), Husqvarna, 35 pts
  6. Dominik Olszowy (POL), KTM, 31 pts

      

    Crédito: KTM Press Service