Price vence primeira etapa no Dakar

Pilotos Red Bull KTM Factory Racing iniciam participação no Rally Dakar de 2021

Price vence primeira etapa no Dakar
Fotos: Rally Dakar 2021






Toby Price, da Red Bull KTM Factory Racing, iniciou sua participação no Rally Dakar de 2021 com uma vitória na primeira fase. Os companheiros Matthias Walkner e Sam Sunderland também obtiveram bons resultados no dia de abertura, terminando em terceiro e quarto, respectivamente.

O dia de abertura do Rally Dakar 2021 apresentou aos pilotos uma etapa de 623 km, incluindo 277 km de especial cronometrada. Realizado inteiramente em trilhas de pedras, o palco teve outro desafio, a dificuldade de navegação. A natureza rochosa do percurso também fez da preservação das motocicletas, uma prioridade, especialmente com as novas regras de pneus para 2021, que permitem aos pilotos da elite, apenas seis pneus traseiros ao longo do evento.

Nono mais rápido no Prólogo de qualificação, Toby Price usou os primeiros 75 km da primeira fase para construir lentamente sua confiança e velocidade. Terminando em segundo lugar no km 92, o bicampeão do Dakar passou para a liderança, mantendo um ritmo forte até a chegada. Liderando a classificação provisória por 23 segundos, Price abrirá a segunda fase de segunda-feira.

Toby Price: “No geral, o dia correu bem. A navegação foi certamente complicada hoje - foi difícil encontrar as pistas e locais certos e, irritantemente, consegui me perder um pouco nos últimos quilômetros até o final. Além de alguns outros pequenos erros, o resto da etapa foi boa. Estou contente com a forma de como cuidei da moto e dos pneus porque com as novas regras temos de ter muito cuidado. Olhando para a corrida como um todo, acho nas próximas etapas haverá grandes oscilações na classificação. o plano é tentar ser consistente e não perder muito tempo. Vou abrir amanhã, então espero não cometer muitos erros graves para  poder manter esse ímpeto”.

Matthias Walkner fez uma corrida caracteristicamente sólida para o terceiro mais rápido na etapa de abertura. Pilotou consistentemente rápido ao longo da especial de 277 km, o experiente austríaco minimizou seus erros para chegar ao final a apenas 30 segundos de Price. Combinado com seu tempo de Prólogo, Walkner também provisoriamente está em terceiro lugar geral e terá como objetivo perseguir seu companheiro de equipe em sua KTM 450 RALLY na segunda etapa.

Matthias Walkner: “Hoje foi um dia muito difícil. Eram apenas 277km, mas depois de uma longa travessia pela manhã a etapa foi bastante cansativa, principalmente com sua navegação complicada. Havia uma seção realmente técnica que parecia mais com o Erzbergrodeo do que com o Dakar, mas a mistura de terreno era uma coisa boa e definitivamente muito desafiadora. Estou feliz com meu início e estou ansioso para continuar amanhã".

Em quarto lugar, atrás de Walkner, Sam Sunderland teve que ultrapassar vários pilotos e lutar para abrir caminho através da poeira enquanto avançava em direção à linha de chegada. Apesar das condições, o britânico conseguiu ficar entre os quatro primeiros na metade da prova e, a partir daí, manteve um ritmo sólido até a finalização.

Sam Sunderland: “Foi uma etapa realmente complicada hoje com várias seções extremamente técnicas, pedras sobre pedras, e você não teve escolha a não ser engatar a primeira marcha. No geral estou feliz com meu desempenho, peguei um pouco de poeira na primeira parte, mas acho que ainda iria acontecer. Ter os roadbooks a apenas 20 minutos do início torna as coisas iguais para todos, mas também torna nossa estratégia geral difícil de avaliar logo no início. Estou partindo em quarto lugar amanhã, então espero poder ganhar um pouco mais de tempo".

O piloto júnior da KTM Factory Racing, Daniel Sanders, fez um início muito forte na sua estreia no Rally Dakar, assinando o terceiro tempo mais rápido no Prólogo de qualificação. Como terceiro piloto na primeira fase, o jovem australiano começou imediatamente a perseguir os dois pilotos à sua frente. Com os líderes cometendo um erro antes do primeiro checkpoint, Sanders se viu abrindo a etapa - uma tarefa extremamente exigente para o novato do rali. Mesmo assim, fazendo uma pilotagem sólida e sem quedas, Daniel finalmente conseguiu o 18º tempo mais rápido na especial. Uma penalidade de sete minutos, concedida por excesso de velocidade, infelizmente o rebaixou para 25º, tanto no palco quanto na classificação geral provisória, indo para o segundo dia.

Daniel Sanders: “Gostei muito disso, o terreno era incrível com muitas pedras e algumas rotas muito complicadas no road book. Foi muito legal começar minha primeira etapa do Dakar perto da frente, alguns dos pilotos da elite cometeram pequenos erros no início, mas eu não estava muito confiante para acreditar em meus instintos e acabei perdendo um pouco de tempo lá, também. Depois disso, fui capaz de liderar por um bom tempo, o que foi incrível. No geral, estou bem, a moto está boa, estou ansioso para amanhã”.

A segunda fase do Rally Dakar de 2021 leva os competidores de Bisha a Wadi Ad-Dawasir. Em uma etapa de 685 km, 457 km serão uma etapa especial cronometrada com terreno com dunas de areia ondulantes perto do início da rota a ser seguida por trilhas mais rápidas em direção a chegada.

  

Resultados Provisórios Primeira Etapa - Rally Dakar 2021

  1. Toby Price (AUS), KTM, 3:18:26
  2. Kevin Benavides (ARG), Honda, 3:18:57 +0:31
  3. Matthias Walkner (AUT), KTM, 3:18:58 +0:32
  4. Sam Sunderland (GBR), KTM, 3:20:29 +2:03
  5. Lorenzo Santolino (ESP), Sherco, 3:22:49 +4:23
  6. Skyler Howes (USA), KTM, 3:23:51 +5:25
  7. Daniel Sanders (AUS), KTM, 3:38:17 +19:51

 Provisional Standings (after stage one) – 2021 Dakar Rally 

  1. Toby Price (AUS), KTM, 3:43:58
  2. Kevin Benavides (ARG), Honda, 3:44:21 +0:23
  3. Matthias Walkner (AUT), KTM, 3:45:10 +1:12
  4. Sam Sunderland (GBR), KTM, 3:48:09 +4:11
  5. Lorenzo Santolino (ESP), Sherco, 3:48:57 +4:59
  6. Skyler Howes (USA), KTM, 3:49:43 +5:45
  7. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:03:13 +19:15

 

Crédito: KTM Racing Newsletter