KTM anuncia sua linha 490

Nova linha de motos contemplará dois modelos, a 490 Duke e a 490 Adventure.

KTM anuncia sua linha 490
Foto: Internet Divulgação



Dentro de pouco mais de um ano, a KTM lançará sua série 490. Bem, pelo menos é o que promete o cronograma de lançamento da linha 2022 confirmado por Stefan Pierer, o CEO da empresa. O novo motor dará origem ao modelo 490 Duke e também ao modelo 490 Adventure e provavelmente será compartilhado com alguns modelos da Husqvarna, marca que pertence ao Pierer Group AG.

A primeira notícia a respeito do lançamento desta linha surgiu há dois anos, exatamente em dezembro de 2018, quando o próprio Pierer disse que os planos para esses modelos de médio porte estavam em andamento. Um ano depois, documentos do investidor mencionavam cinco motos que receberiam este novo motor. Pierer sempre sustentou que a primeira moto chegaria em 2022, mas, considerando o resultado de 2020, pode ter havido um atraso em seus planos.

Pierer afirmou que o trabalho no desenvolvimento do novo motor está indo a todo vapor na área de P&D da Bajaj (parceira indiana da marca austríaca para motos de baixa e média cilindrada), com a orientação do departamento de P&D da KTM Áustria. O novo motor bicilíndrico paralelo de 490cc manterá o mantra KTM Ready To Race, assim como os 390 e os 790.

Esta será a primeira tentativa de Bajaj em um formato de motor com mais de um cilindro, que também pode eventualmente abrir o caminho para implantar a tecnologia em suas próprias motocicletas.

Enquanto Pierer ainda não tem certeza de onde o motor será feito, a Bajaj investiu Ruma bala em uma nova fábrica em Chakan, onde estará produzindo KTM, Huskies e até mesmo Triumphs. A produção da scooter elétrica Chetak, bem como da scooter elétrica Husqvarna baseada nela, também será transferida de Akurdi para esta nova fábrica.

A previsão é que a produção das motocicletas desta fábrica começará a partir de 2023.

 

Crédito: Zig Wheels