Husq pronta para BR Enduro

Equipe Husqvarna Brasil Power Husky/Goldentyre segue para abertura da modalidade em Itapema

Husq pronta para BR Enduro
Foto: Husqvarna Motorcycles






A temporada 2021 do Campeonato Brasileiro de Enduro começa para valer neste fim de semana, 15 e 16, em Itapema, no litoral catarinense, e a Husqvarna Brasil Power Husky/Goldentyre está pronta para o desafio. A equipe contará com dois pilotos: Maurício Fernandes, atual campeão do Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, na Moto Over, e o venezuelano Humberto “Machito” Martin, que entre outros títulos é tricampeão Latino-Americano de Motocross e campeão Brasileiro do Arenacross e estreará no enduro no país.

Após os títulos conquistados no Rally Cross Country e no Rally Baja, em 2020, quando inclusive retornou em grande estilo ao grid do Sertões com o bicampeonato, Fernandes competirá esse ano no Brasileiro de Enduro com uma Husqvarna F350, pela categoria E50. “Sempre é um prazer participar do campeonato e essa será minha quarta temporada consecutiva. A vontade de competir é grande depois de todos esses meses e será bom que teremos dois dias para nos divertir. As provas em Itapema sempre são muito desafiantes”, afirma. “Nesta primeira prova teremos o Humberto na equipe que é um piloto super profissional e traz toda a bagagem do motocross internacional e só tem a agregar ao nosso time”, completa o paulista.

E será com uma Husqvarna TE 300 que o piloto de Caracas, desde 2010 no Brasil, competirá na categoria E3. “Estou muito feliz em fazer parte de uma equipe de profissionais sérios, que vivem a paixão da competição como eu. Em pouco tempo trabalhando, tenho aprendido muito junto com a Power Husky”, diz Machito que explica que sua prioridade é o motocross mas aceitou este desafio. “Há algum tempo surgiu a curiosidade pelo enduro e devido a convivência com o Maurício acabamos decidindo participar dessa etapa em Itapema. Será a minha primeira experiência no enduro no Brasil, então pretendo aprender ao máximo e dar 100% na pista, como já estou acostumado”, completa o piloto com boas expectativas para o fim de semana.

 

A prova

Os pilotos vão encarar um percurso de aproximadamente 42 quilômetros e terão de completar três voltas (trechos cronometrados) por dia neste circuito. A base do evento será o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em Itapema. Serão 17 categorias em disputa: E1, E2, E3, EJ, E4, E230, E35, E40, E45, E50, EFeminina, EAmador, Youth, Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids. Vale ressaltar, que a prova seguirá todos os protocolos de prevenção a Covid-19 determinados pela Vigilância Sanitária do Estado, que incluem máscara, álcool em gel, testes, medição de temperatura, distanciamento entre as motocicletas no box e também durante a premiação.

 

Perfil Pilotos

Maurício Fernandes 

(Husqvarna FE 350/ categoria E50) – Paulistano, 50 anos, tem uma longa trajetória nas competições. Entre os destaques: é bicampeão do Rally dos Sertões – maior rali as Américas -, o último título foi conquistado em novembro/2020, na categoria Motor Over (a bordo de uma Husqvarna FE 350), já o primeiro foi na edição de 1994. Na mesma categoria, conquistou no ano passado o título do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. Em 2019 fez parte da Seleção Brasileira no International Six Days Enduro (ISDE), em Portugal, considerada a Copa do Mundo de Enduro e foi Medalha de Bronze na categoria E1. Disputou também o RedBull Romaniacs, em 2017, um dos eventos mais cobiçados de Hard Enduro Series, rali no meio das florestas da Romênia. Entre as participações do Rally Dakar, o maior rali do mundo, vale destacar a 12ª posição na geral na edição de 1999.

Humberto “Machito” Martin

(Husqvarna TE 300/ categoria E3) – Natural de Caracas (Venezuela), o piloto de 31 anos, teve o primeiro contato com uma motocicleta aos 4 anos de idade. Chegou ao Brasil em 2010 e, deste então, competiu com várias marcas e equipes. Machito tem uma trajetória consolidada no motocross e entre as conquistas como piloto profissional: 14 vezes campeão venezuelano, tricampeão Latino-Americano (85cc e MX2), Campeão do Arena Cross Brasil (MX2) e já disputou cinco edições do Motocross das Nações.

 

Programação Abertura Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 (Itapema/SC)  

15/5 (Sábado)
Das 8h às 9h50 - Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 - Briefing categorias para adultos
10h - Largada dos dois primeiros pilotos
16h - Pre-finish
16h20 - Condução das motos ao Parque Fechado
20h - Divulgação dos resultados oficiais do dia

16/5 (Domingo)
9h - Largada dos dois primeiros pilotos
15h - Condução das motos ao Parque Fechado
17h - Divulgação dos resultados oficiais do dia

Calendário* - Campeonato Brasileiro de Enduro 2021
1ª prova - 15 e 16/5 - Itapema (SC)
2ª prova - 12 e 13/6 - A definir
3ª prova - 11 e 12/7 - A definir
4ª prova - 7 e 8/8 - A definir
5ª prova - 26 e 27/9 - A definir
6ª prova – 13, 14 e 15/11 - A definir

*sujeito a alterações

 

Crédito: Mércia Suzuki - MSuzuki Comunicação