Husq Brasil conquista pódios no BR Enduro

Pilotos Maurício Fernandes e Humberto "Machito" Martins são vices em suas categorias

Husq Brasil conquista pódios no BR Enduro
Foto: Fabrício Macedo






Boas trilhas, especiais técnicas, com trechos lisos e esburacados fizeram a festa de 217 pilotos que participaram da abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro, no último fim de semana, em Itapema, litoral norte de Santa Catarina. A equipe Husqvarna Brasil Power Husky/Goldentyre, como sempre, marcou presença na prova e também no pódio. No domingo (16), no encerramento da prova, o piloto Maurício Fernandes #111, após uma disputa acirrada ficou com o 2º lugar no pódio da E50, a apenas 2seg51dec do campeão da etapa. Já o venezuelano Humberto “Machito” Martins #21, em sua estreia no enduro no Brasil, garantiu também a 2º posição na E3.

Após três meses de espera com o agravamento da pandemia, que adiou a prova de fevereiro para maio, Fernandes (Husqvarna FE 350) estava com muita vontade de acelerar e focado para buscar um bom resultado. “Foi um fim de semana muito divertido, a pista estava bem legal e desafiadora, a moto mostrou um bom desempenho nas trilhas e conquistamos um resultado bem positivo nesta abertura de temporada”, explica. No sábado (15), o paulista marcou o 2º tempo da categoria e, no domingo, por muito pouco não venceu a prova, completou em 1h10min06,71, enquanto Laurindo Zatorski Filho em 1h10min04,20.

Segundo Fernandes, a equipe deixa o litoral catarinense com dever cumprido. “Levamos os dois pilotos da equipe ao pódio e foi muito gratificante ver a garra e determinação do Humberto nessa estreia. O mais importante foi que ele aprovou a performance da TE 300i, aceitou o desafio e, ainda se divertiu muito nas duas etapas”, completa o atual campeão do Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, na Moto Over, títulos conquistados em seu retorno ao grid dos ralis em 2020.

“Feliz demais com o resultado da minha estreia no enduro no Brasil. Aprendi muito neste fim de semana, pois peguei a moto recentemente e consegui fazer apenas quatro treinos antes de vir para Itapema. Foi top demais e agradeço a minha equipe Power Husky pela oportunidade e pelo trabalho excepcional e também por ter vivenciado essa modalidade pela primeira vez”, afirma  Martin que pilotou uma Husqvarna TE 300i e nos dois dias de prova ficou em 2º na E3.

Com uma trajetória consolidada no motocross internacional, o piloto de Caracas aceitou o convite de Fernandes para disputar a primeira prova da temporada. Desde 2010 competindo no Brasil, Martin é tricampeão Latino-Americano de Motocross, campeão Brasileiro do Arena Cross, entre outros títulos, e, agora, retorna às competições de motocross.

A prova teve um percurso de 42 quilômetros e cada piloto completou três voltas (trecho cronometrado), por dia, neste circuito. Foram 17 categorias em disputa. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro, de rodada dupla, está programada para 12 e 13 de junho, na cidade mineira de Patrocínio, e também seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid-19 determinados pela Vigilância Sanitária.

 

Resultado 1ª prova - Campeonato Brasileiro de Enduro 2021/ Itapema (SC)

Categoria E50 (cinco primeiros)
1º - Laurindo Zatorski Filho – 50 pontos
2º - Maurício Fernandes – 44 pontos
3º - Roges Viccari – 40 pontos
4º - Julio César Pereira – 34 pontos
5º - Velson Pezzine – 34 pontos

Categoria E3 (cinco primeiros)
1º – Lucas Dunka – 50 pontos
2º – Humberto “Machito” Martin – 44 pontos
3º – Vitor Garcia – 40 pontos
4º - Luis Adriano Zanotto – 34 pontos
5º - Nicolas Rodriguez – 34 pontos

Calendário* - Campeonato Brasileiro de Enduro
1ª prova - 15 e 16/5 - Itapema (SC)
2ª prova - 12 e 13/6 – Patrocínio (MG)
3ª prova - 11 e 12/7 - A definir
4ª prova - 7 e 8/8 - A definir
5ª prova - 26 e 27/9 - A definir
6ª prova – 13, 14 e 15/11 - A definir

*sujeito a alterações

 

Crédito: Mércia Suzuki - MSuzuki Comunicação