Harley-Davidson encerrará atividades em até 50 países

O processo de reestruturação é longo e deve ser concluído até o final de 2021. Operação no Brasil não será paralisada.

Harley-Davidson encerrará atividades em até 50 países
Foto: Harley-Davidson






Uma das mais conhecidas marcas de motocicleta do mundo, a Harley-Davidson, vai encerrar atividades em meia centena de países. O final da operação no Paraguai, por exemplo, já foi confirmado oficialmente. O processo de reestruturação é longo e deve ser concluído até o final de 2021. 

 

Os sinais de fadiga da marca apareceram junto com o avanço da Covid-19 no mundo. Forte sinal foi o final das operações na Índia, maior mercado de motos do mundo, há cerca de 4 semanas atrás. A HD do Paraguai fez uma postagem no Facebook, semana passada, informando que a companhia estava saindo do país sul-americano, além de outros países, bem como encerrando contratos de lojas nos Estados Unidos e reduzindo sua produção de motos. 

 

O reposicionamento deve levar a uma escalada de demissões da empresa globalmente. Estima-se que no mercado indiano serão 2 mil funcionários desligados. “Uma reconfiguração total é necessária para tornar a Harley-Davidson uma empresa de alto desempenho”, disse o CEO da empresa, Jochen Zeitz, em um recente comunicado. Aparentemente – e até contra o que tem sido observado por outras marcas - os produtos de luxo deixaram de ser uma necessidade para muitas pessoas neste momento.

 

PRÓ MOTO entrou em contato com a assessoria da Harley-Davidson no Brasil. Fomos imediatamente atendidos e recebemos o seguinte comunicado.

 

COMUNICADO OFICIAL HARLEY DAVIDSON DO BRASIL

  • A Harley-Davidson não está passando por uma crise, mas sim por um processo de reestruturação global. O novo plano estratégico de 5 anos, chamado de The Hardwire, será compartilhado no quarto trimestre.
  • Conforme anunciado no The Rewire, estamos concentrando (não encerrando) as atividades em cerca de 50 mercados principalmente na América do Norte, Europa e partes da Ásia-Pacífico.
  • Os mercados da América Latina que a Harley-Davidson estrategicamente decidiu sair já foram comunicados. Consequentemente, boatos sobre o Brasil não têm fundamento

 

Os links abaixo seguem como referência: 

 

NOSSA ESTRATÉGIA
O The Rewire é nosso manual atual que está redefinindo nossa missão, reduzindo a complexidade, aprimorando nosso foco e aumentando a velocidade de tomada de decisões. Servirá como uma base sólida para nosso novo plano estratégico de 5 anos, denominado The Hardwire. Os principais elementos do The Rewire e o progresso feito incluem:

 

  • NOVO MODELO OPERACIONAL; REDUÇÃO DA COMPLEXIDADE E AUMENTO DA VELOCIDADE
    • Eliminadas duplicações, ineficiências e complexidade em TODAS as áreas e funções
    • Modelo operacional alinhado, estrutura de custos à realidade atual dos negócios
  • LINHA DE MOTOCICLETAS REFINADAS E LANÇAMENTOS DE PRODUTOS DE ALTO IMPACTO
    • Modelos de motocicletas simplificados em cerca de 30%
    • Investimento equilibrado nas categorias mais fortes atualmente com expansão para novos segmentos de alto potencial
  • CRESCIMENTO ATRAVÉS DE PEÇAS E ACESSÓRIOS E MERCADORIAS GERAIS
    • Alinhando Peças & Acessórios e General Merchandise com a estratégia de motocicletas
    • Redução de SKUs
  • REINICIALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS GLOBAIS E FOCO EM MERCADOS DE ALTA PRIORIDADE
    • Concentrando-se em cerca de 50 mercados principalmente na América do Norte, Europa e partes da Ásia-Pacífico
    • Recursos transferidos para mercados para agilidade, máximo impacto
  • PROTEÇÃO DO VALOR
    • Nova abordagem de fornecimento e gerenciamento de estoque com o objetivo de aumentar o valor e a conveniência da Harley-Davidson
    • Foco em produtos e iniciativas que agregam valor - menos promoções e atividades de desconto

 

O The Rewire está redefinindo nossa missão, reduzindo a complexidade, aprimorando nosso foco e aumentando a velocidade e servirá como uma base sólida para nosso novo plano estratégico de 5 anos, denominado “The Hardwire”.

 

THE HARDWIRE – PLANO ESTRATÉGICO DE 2021-2025 DA HARLEY-DAVIDSON
Novo plano estratégico de 5 anos terá como base o The Rewire
• Foco: Harley-Davidson como a marca de motocicletas mais desejável do mundo
• Esperamos compartilhar mais detalhes no quarto trimestre

 

Crédito: Harley-Davidson, Inc.