CRF 230F sai de linha no Brasil

Após longo tempo liderando as vendas entre as motos off-road, a Honda anuncia o final de linha para a Rainha das Trilhas e abre caminho para seu modelo 250.

CRF 230F sai de linha no Brasil






O ano era 2007, e num dia de sol em Indaiatuba/SP, a Honda nos convidou, junto a outros jornalistas especializados, para conhecermos a CRF 230F.  A grande maioria dos que foram convidados, a primeiro momento, considerou a moto pequena para o padrão do brasileiro. Pairava uma suspeição sobre o seu sucesso junto aos praticantes do motociclismo off-road. 

Para mim foi diferente. Meus olhos brilharam. Só não brilharam mais do que os da minha esposa, que estava prestes a iniciar nas trilhas de moto. Havíamos pesquisado, na semana anterior, uma DT 180 para comprar, já que era uma moto bem adequada para que ela começasse no esporte. 

E de surpresa apareceu a CRF 230F, moto perfeita para minha "dona patroa" entrar para a trilha. Moto perfeita para ela e para milhares de brasileiros, que ao longo dos 14 anos seguintes a tornaram campeã de vendas em todos os estados do Brasil. 

Mas esta história chegou ao fim, no dia 1 de fevereiro de 2021. A Honda descontinuou, oficialmente, a fabricação deste modelo. É fácil perceber os motivos. Não tenho dúvida que os modelos carburados, inclusive no off-road, possuem dias contados. Isto porque ao mesmo tempo que as normas de emissão de poluentes ficam mais rigorosas, os sistemas de injeção eletrônica ficam mais confiáveis.

PRÓ MOTO entrou em contato com a Honda, que nos enviou a seguinte mensagem: “O modelo CRF 230F não faz mais parte do lineup de motocicletas da Moto Honda da Amazônia no Brasil, sendo o seu sucessor natural, o modelo CRF 250F, apresentado em 2018 e que traz um conjunto único e exclusivo com características de grande conforto, praticidade, durabilidade e acessível, para quem necessita de uma motocicleta para o lazer, sem abrir mão dos predicativos que fizeram a família CRF ser referência no mercado”.

Felizmente a CRF 230F é uma moto resistente, legítimo "Fusca" em termos de facilidade de manutenção, o que fará dela,presença constante nas trilhas do Brasil, por muitos anos à frente. 

Por hora, fica nosso agradecimento à Honda e à CRF 230F. Primeiro por ter sido a moto perfeita de entrada no esporte, para tantas pessoas, inclusive a minha esposa, é claro. E em segundo lugar, por ter mostrado a milhares de pessoas que o motociclismo off-road é um esporte seguro e familiar. 

E que a CRF 250F tenha o mesmo sucesso de sua irmã !