Crescimento em aluguel de motos

De março de 2020 a março de 2021 houve um aumento de 15% no número de contratos de locação motos e e lança locação de equipamentos de pilotagem

Crescimento em aluguel de motos
Piloto: Karina Simões



Operando desde outubro de 2018, a ROXMOTO é a principal locadora de motocicletas de alta cilindrada do Brasil. Junto com a Triumph Experience, empresa do mesmo grupo, formam também uma das maiores operadoras de viagens de moto do país. Se por um lado os tours foram restritos pela pandemia, no serviço de locação a empresa viu a demanda crescer. Entre março de 2020 e março de 2021, o crescimento foi de aproximadamente 15%. No período, a ROXMOTO realizou mais de 450 contratos de locação.

“Durante a pandemia, as pessoas viram na motocicleta uma alternativa para espairecer. Quando os hotéis estavam fechados, os clientes alugavam para ir até um sítio da família, uma casa alugada ou para passar o dia na praia, por exemplo. Mesmo em períodos mais restritivos da quarentena, essa era uma alternativa segura para quem já não aguentava mais ficar em casa”, comenta o gerente comercial do grupo, Alexandre Prado.

De acordo com Alexandre, o crescimento só não foi maior no fechamento de 12 meses pois logo no início da pandemia, com todas as incertezas que pairavam a respeito da COVID-19, o volume de locações apresentou leve queda. Mas, logo em seguida, retornou e seguiu a tendência de crescimento que já era observada antes da pandemia.

Hoje a ROXMOTO conta com 28 motocicletas em sua frota, das marcas Triumph e BMW, e planeja incluir novos modelos e marcas no portfólio em breve. Para alugar, basta acessar o site www.roxmoto.com.br, selecionar o modelo, período e local de retirada. Será emitida uma reserva e o time de atendimento entrará em contato para fechar a locação.  As motos da frota da ROX possuem, no máximo, 1 ano de uso e seguro total. É possível contratar serviço de Leva & Traz, piloto adicional, além de aumento de cobertura de seguros contra terceiros.  

E, para atender uma demanda frequente dos clientes, a ROXMOTO iniciou em março também a locação de equipamentos de pilotagem como capacete, calça, jaqueta e luvas. Todos os equipamentos são novos, da marca LS2, e rigorosamente higienizados a cada uso.

“Muitos dos clientes que alugam com a gente deixaram de ter moto há algum tempo por entenderem que não fazia sentido manter o investimento parado para utilizar esporadicamente e acabaram se desfazendo dos equipamentos também. Por isso, o aluguel desses itens é uma conveniência que podemos oferecer e funciona também para o cliente testar e decidir pela compra do seu capacete, jaqueta, etc”, comenta a gerente de marketing do grupo, Evelyn Lima.

Segundo a gestora, também era comum os clientes procurarem equipamentos para a garupa, que muitas vezes não tem o hábito de andar de moto, então prefere alugar a investir na compra de todos os itens.

“O sistema pay-per-use (pague pelo uso) está em alta em todo o mundo. As pessoas estão reavaliando a posse e, com o aumento do preço dos veículos no Brasil, acredito que cada vez motociclistas farão as contas do custo total de adquirir e manter na garagem uma moto para uso esporádico. Sem contar o custo da oportunidade de investir o dinheiro de outra maneira”, complementa o fundador e diretor geral das empresas ROXMOTO e Triumph Experience, Pablo Berardi.  

Ainda de acordo com Berardi, há também o perfil de cliente que faz questão de ter a sua moto na garagem e, nesses casos, muitas vezes utiliza a locação como forma de fazer um test ride de verdade e então escolher o modelo para comprar.

A ROXMOTO surgiu como uma alternativa para complementar os serviços prestados pela Triumph Experience, empresa precursora do grupo, fundada em 2013.

Enquanto a Triumph Experience tem como objetivo oferecer experiências para clientes e admiradores da marca e motocicletas Triumph, a ROXMOTO nasceu como empresa multimarcas. A primeira se especializou em cursos de pilotagem, passeios bate e volta, além de viagens no Brasil e outros países da América do Sul.

Já a ROXMOTO, tem como foco as viagens na América do Norte, Europa e demais continentes, além de ter o DNA de inovação, buscando trazer soluções que atendam aos desejos e novos perfis de consumo dos motociclistas.

As equipes das duas empresas compartilham a mesma paixão pelo universo duas rodas e longa experiência nas estradas mundo afora. Todo o time tem como propósito oferecer uma experiência confortável, segura e inesquecível aos clientes.