Quando uma pimenta faz toda a diferença

Acelerar uma motocicleta com 650 cilindradas oferece aquela sensação única de pilotagem.

Quando uma pimenta faz toda a diferença



Acelerar uma motocicleta com 650 cilindradas oferece aquela sensação única de pilotagem. Isto porque esta cilindrada nos dá a perfeita sensação de controle sobre a moto, ao mesmo tempo que injeta adrenalina diretamente nos neurônios de qualquer motociclista.

Certamente que não estamos nos referindo a motociclistas inexperientes, mas quem já passou pela escola das 300 cilindradas dificilmente terá dificuldades em entender o regime de funcionamento das 650cc.

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Dois grandes fatores pesam ao se analisar as principais diferenças percebidas já no primeiro contato:

  • Poder de aceleração;
  • Força na frenagem.

Como sou um apaixonado por esta cilindrada, me sinto ligeiramente suspeito para tecer elogios, mas não posso deixar de homenagear estas motos incríveis, aqui neste texto.

 ONDE COMEÇOU

Por definição, a café racer é uma motocicleta leve e poderosa, otimizada para velocidade e manuseio, em vez de conforto, ideal para passeios rápidos em curtas e médias distâncias. Lembram as motocicletas de corrida de estrada do início dos anos 1960, notáveis ​​por seu minimalismo visual, guidão baixo, assento proeminente e tanque de combustível alongado.

Uma das versões diz que o termo surgiu entre os entusiastas britânicos no início dos anos 1960 em Londres, especificamente na subcultura juvenil Rocker ou "Ton-Up Boys", que usavam suas motos para passeios curtos e rápidos entre os cafés mais populares da capital britânica, como o café Busy Bee, em Watford e o Ace Café, em Stonebridge.

Vale lembrar que na Grã-Bretanha pós-guerra, a posse de carros ainda era incomum, por seu custo mais elevado e pela pouca oferta disponível no mercado. Apenas no final dos anos 50 o britânico médio teve poder de compra para adquirir um automóvel. Já no início dos anos 60, as Café Racers começaram a ganhar força, representando velocidade, status e rebelião, especialmente aos que ainda não conseguiam ter seu carro.´

Outra narrativa dá conta que em 1973, o jornalista Wallace Wyss sustentava que o termo café racer foi originalmente usado na Europa para descrever um "motociclista que desejava de ser um corredor de estrada da Ilha de Man, mas na verdade era alguém que possuía uma máquina atrevida, mas simplesmente a estacionava perto de sua mesa no café ao ar livre local".

 

Configuração

Além do peso leve, um motor forte e estrutura minimalista, a café racer normalmente apresenta ergonomia distinta. Guidões estreitos e baixos (chamados "clip-ons"), permitem que o ciclista se "dobre", reduzindo a resistência do vento e melhorando o controle. Juntamente com o assento localizado na retaguarda, a postura frequentemente exigia apoios para os pés e controles para os pés típicos das motocicletas de corrida da época.

O estilo café racer evoluiu ao longo de sua popularidade. Os tanques de combustível de corrida feitos à mão, frequentemente sem pintura, da década de 1960, haviam evoluído para tanques quadrados e estreitos de fibra de vidro.

Em 1989 a Honda apresentou o modelo GB500 Clubman "Tourist Trophy", que ficou disponível até 1991. Tinha como base a XBR500 e foi inicialmente comercializada no Japão como um motor de 400cc. O modelo de exportação estava equipado com um motor monocilindro SOHC de 500cc com 4 válvulas, desenvolvendo 43hp às 7.000rpm, potência mais do que adequada para o seu magro peso fazendo-a capaz de acelerar de 0 a 100Km/h em 5 segundos e passar facilmente os 160Km/h. O desenho era baseado nas clássicas monocilíndricas de corrida.

 

O futuro agora

 

Em referência ao estilo, a Honda apresentou sua nova linha Neo Sports Café, que mescla design minimalista com agressividade e alta tecnologia.

A CB 650R traz uma sofisticada suspensão dianteira invertida, pinças do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves. A posição de pilotagem é mais agressiva, graças ao guidão de alumínio cônico e pedaleiras ligeiramente recuadas. É certeza de bons momentos na subida da Serra.

A iluminação Full-LED destaca o novo grupo ótico dianteiro, semi-circular, elemento característico do estilo Neo Sports Café. O painel de instrumentos é do tipo Blackout LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta "shift-up", que avisa o momento ideal para troca de marchas.

Em complemento ao guidão e pedaleiras já abordados, o novo banco em dois níveis, a rabeta essencial são outros detalhes que deixam clara a intenção de ampliar as capacidades esportivas do modelo.

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Outros grandes destaques nesta nova Honda CB 650R são motor e chassi. O tetracilindro DOHC arrefecido a líquido é dotado de câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC - Honda Selectable Torque Control. O chassi tubular de aço segue a arquitetura tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança realizada em aço estampado e não mais em aço forjado, o que resultou em uma economia de peso de 1,9 kg se comparado com o chassi da "F”.

Disponível nas cores azul perolizado, vermelho e prata metálico, a naked CB 650R tem preço público sugerido de R$ 42.630,00, base estado de São Paulo, não inclusos despesas de frete e seguro.

Ficha Técnica

Motor   DOHC, quatro cilindros 4 tempos, refrigeração líquida

Cilindrada           649 cc

Potência Máxima            88,4 CV a 11500 rpm

Torque Máximo               6,13 kgf.m a 8000 rpm

Transmissão       6 velocidades

Partida  Elétrica

Diâmetro x Curso            67,0 x 46,0 mm

Relação de Compressão               11.6 : 1

Alimentação       Injeção Eletrônica PGM-FI

Combustível       Gasolina

Ignição Eletrônica

Bateria  12V - 8.6 Ah

Farol      LED

Tanque de Combustível 15,4 litros

Óleo do Motor  3,0 litros

Comprimento x Largura x Altura               2135 x 784 x 1076 mm

Distância entre eixos      1.449 mm

Distância mínima do solo            148 mm

Altura do assento            810 mm

Peso Seco           191 kg

Tipo       Diamond Frame

Suspensão Dianteira/Curso         Garfo telescópico / 120 mm

Suspensão Traseira/Curso           Mono-Shock / 128 mm

Freio Dianteiro/Diâmetro             A disco / 310 mm

Freio Traseiro/Diâmetro               A disco / 240 mm

Pneu Dianteiro  120/70 - 17

Pneu Traseiro    180/55 – 17

Preço    R$ 40.990,00 + frete e seguro

 

Tem mais

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