Marzagão recebe a final do BR Enduro FIM

Campeões da temporada serão definidos neste fim de semana

Marzagão recebe a final do BR Enduro FIM
Fotos: Rogério Leite / Dines Zamai






Está aberta a contagem regressiva para a grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro. Com presença dos principais pilotos do país, as disputas marcadas para este fim de semana (5 e 6/12) na cidade de Marzagão, Goiás, irão definir os campeões de 13 categorias - além da classe Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição. O evento irá cumprir rigorosamente os protocolos de prevenção ao coronavírus e os participantes deverão usar máscaras de proteção, manter o distanciamento físico, utilizar álcool em gel e passar por medição de temperatura corporal. O acesso do público não será permitido.

Localizada a 200 quilômetros da capital Goiânia, Marzagão recebe pelo terceiro ano consecutivo uma prova do Brasileiro de Enduro. As disputas serão válidas pela primeira vez como a decisão do campeonato e ainda têm papel beneficente, já que as inscrições incluem a doação de fraldas infantis para ajudar o Natal de pessoal carentes por meio de programa da Secretaria de Assistência Social do município. 

Em 2020, a abertura do Brasileiro foi realizada em Itapema (SC) e a competição também passou por Penha (SC), Santa Cruz de Goiás (GO) e Rio Negrinho (SC). Com a programação das finais, que incluem rodada dupla na cidade goiana, o campeonato fechará o ano com 12 etapas realizadas.   

“O percurso será inédito, mas na mesma região das etapas dos anos anteriores”, antecipa Rildo Gonzaga, diretor de prova em Marzagão. “Preparamos um trajeto bem variado, com trechos de areia, subidas, descidas, retas de altas velocidades, curvas com escoras, canaletas e trilhas de gado. O desafio vai exigir muita concentração, para não cometer erros, e preparo físico. O calor é um adversário a mais, segundo a previsão não deve chover, então será muito importante ter atenção com a hidratação”, continua Gonzaga

O percurso da prova soma 31 quilômetros, incluindo três especiais (trechos cronometrados): Cross Teste Honda, com 5km; Enduro Teste Oratório, com 3,5km; e o Enduro Teste Vale da Lua, com 5km. Os pilotos darão três voltas por dia no percurso, sendo que, apenas na última volta, o Cross Teste Honda será cumprido no início e no fim das disputas.

No sábado, às 16h30, será realizado o Desafio Parts 57 Troca Rápida. O desafio, entre os pilotos de destaque no ranking do Brasileiro, irá premiar quem fizer a troca de pneu mais rápida. A ação é da Borilli em conjuto com a Parts 57, ambas marcas apoiadoras do campeonato.    

Títulos em jogo - Estarão em jogo os últimos pontos do ano para as categorias E1, E2, E3, EJ e E4, as quais também valem pela classe Enduro GP, e E230, E35, E40, E45, E50, EAmador, EFeminina e Youth. Na Enduro GP, o mineiro Gabriel Soares, da Honda Racing, defende a liderança – ele também está na ponta da tabela da E2. 

Vice-líder da Enduro GP, o companheiro de time Bruno Crivilin está embalado pelas vitórias nas últimas etapas e pelo bronze inédito conquistado no Campeonato Mundial de Enduro 2020 (classe J1). O capixaba é o atual campeão bicampeão brasileiro da Enduro GP e da E1 – cujo atual líder é o catarinense Loandro Anton (equipe Pro Tork / KTM Sacramento). O paulista Vinícius Calafati, da Honda Racing, é o ponteiro da classe E3. 

O fluminense Nicolás Rodriguez e o capixaba Tiago Wernersbach, ambos da Honda Edgers Factory Team, aceleram para manter a dianteira nas classes EJ e E4, respectivamente. Já os pilotos Luciano Rocha (classe E230), Aloizio de Assis Filho (E35 - equipe Q4), Adriano de Ávila (E40 - Q4), Luciano Frozi (E45), Levi Tesch (E50 - Lekker), Bárbara Neves (EFeminina - Honda Racing), Fabricio Theiss (EAmador - Pro Tork / KTM Sacramento) e Jean Zandonadi (Youth) são os destaques das demais categorias.

Vale lembrar que as classificações não incluem os descartes permitidos por regulamento, os quais serão aplicados no final do campeonato. As categorias Kids, direcionadas aos novos talentos do esporte, definiram os vencedores da temporada na etapa anterior, em Rio Negrinho (SC). Os campeões foram Vicente Nunes (classe Infantil), Estevão Rangel (Cadete), Frederico Rangel (Juvenil) e, pela categoria Feminina, novidade da competição, Gabriela Azevedo.  

Inscrições – As inscrições para a prova final do Brasileiro de Enduro 2020 estão abertas e podem ser feitas por meio do site oficial do campeonato até a próxima quarta-feira (2/12): www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao.    

 

Campeonato Brasileiro de Enduro 2020
5ª prova (final) – Marzagão (GO)
Evento sem acesso do público

Programação 
Sábado (5/12)
8h - Abertura da Secretaria de Prova
Das 8h às 10h – Vistoria técnica e condução das motos ao Parque Fechado
9h30 – Entrega de medalhas aos pilotos do Six Days 2019 Portugal
9h30 – Entrega do Troféu “Marcinho MR-Pro”
9h30 – Briefing na área de largada
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Término das atividades
16h30 – Desafio Parts 57 Troca Rápida
20h – Divulgação dos resultados oficiais 

Domingo (6/12)
Das 7h às 9h – Vistoria Técnica das categorias regionais
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
9h30 – Previsão de largada das categorias regionais
15h – Término das atividades
16h – Divulgação dos resultados oficiais 
16h30 – Premiação Campeonato Brasileiro 2020
17h30 – Premiação das categorias regionais

* A programação está sujeita a alterações. 


Crédito: Ângela Monteiro / Mundo Press