Blazusiak abandona a etapa de abertura

Piloto mostra boa forma no retorno as provas mas um incidente o forçou a se retirar da prova

Blazusiak abandona a etapa de abertura
Foto: GASGAS Press 






De volta as corridas após uma longa parada após uma cirurgia no ombro, Taddy Blazusiak se mostrou em grande forma na primeira rodada do FIM Hard Enduro World Championship 2021  em Extreme XL Lagares. Terceiro lugar na classificação e mais do que capaz de enfrentar as terríveis condições impostas a todos os pilotos depois que uma forte chuva caiu durante a noite anterior as corridas, a estrela do enduro extremo mostrou que não perdeu nada de sua velocidade. Lutou muito nas difíceis condições e terminou a primeira bateria em segundo lugar antes de optar por se retirar da segunda bateria devido a uma torção no joelho.

  • Taddy Blazusiak mostra grande forma em Portugal.
  • As restrições da Covid causam grandes mudanças no formato de corrida Extreme XL Lagares.
  • Nenhum ponto do campeonato mundial foi concedido devido às condições. 

Desde o início, Taddy mostrou que era sério, marcando o terceiro melhor tempo na curta sessão de qualificação de sábado. Frustrante para todos os envolvidos, as condições quase perfeitas da pista de qualificação foram substituídas por lama. Muita lama! Sem se deixar abater pelas condições extremamente úmidas e difíceis, a lenda do hard enduro polonês fez um ótimo começo de dia ao completar a primeira de três finais da classe profissional em segundo lugar.

Pressionando com força sua moto EC 300 na segunda bateria, Taddy torceu um joelho em um dos muitos obstáculos. Embora ele inicialmente tenha optado por continuar, ele decidiu se retirar do evento para não arriscar mais lesões.

Originalmente programada para incluir uma corrida de endurocross, prólogo e Hard Enduro, a edição de 2021 do Extreme XL Lagares teve de ser consideravelmente reduzida às 11 horas, quando um ponto quente regional de Covid forçou a Direção-geral de Saúde de Portugal a restringir o desempenho. eventos. De portas fechadas. Como tal, os organizadores foram forçados a organizar uma corrida muito restrita usando apenas a pista de Endurocross. Embora todos os pontos do campeonato fossem inicialmente atribuídos, as péssimas condições resultaram na decisão unânime da FIM e dos promotores do campeonato de organizar o evento sem pontos.

Taddy irá agora para casa para continuar seu treinamento antes da próxima rodada do 2021 FIM Hard Enduro World Championship.

Taddy Blazusiak: “No geral, foi um fim de semana estranho. Com o cancelamento da corrida principal, sempre seria difícil correr um evento completo. A qualificação de ontem correu muito bem, estava a sentir-me bem e consegui o terceiro mais rápido, por isso fiquei satisfeito com isso. Esta manhã, pouco antes do início da primeira moto, os organizadores nos disseram que não haveria pontos para a oferta devido às condições. Ainda assim, nós nos alinhamos para tentar fazer o que pudéssemos. A primeira corrida correu muito bem para mim, cheguei em segundo e senti que estava a rodar bem. Depois de algumas voltas para a segunda corrida, mexi um pouco no joelho. Continuei, mas estava com alguma dor e, para evitar piorar as coisas, decidi parar. Como nenhum ponto foi concedido, eu não queria arriscar uma lesão, então pensei que seria melhor encerrar o dia. Sinto pelos organizadores, pois eles trabalharam muito para tirar o máximo proveito de uma situação difícil. Definitivamente estaremos de volta no próximo ano para fazer o que todos querem fazer, correr com toda a programação na frente dos fãs".

 

Resultados: Extreme XL Lagares 2021

01- Billy Bolt (Husqvarna) 20 + 20 + 17 = 57 pontos
02- Manuel Lettenbichler (KTM) 8 + 17 + 20 = 45 pontos
03- Graham Jarvis (Husqvarna) 13 + 13 + 13 = 39 pontos
09- Taddy Blazusiak (GASGAS) 17 + 0 + 0 = 17 pontos

 

Crédito: GASGAS Press