Primeiro pódio na carreira de Swoll

Uma noite memorável para a equipe Rockstar que comemorou muito a conquista do piloto

Primeiro pódio na carreira de Swoll
Fotos: Husqvarna Motorcycles






A 11ª rodada do AMA Supercross World Championship  2021 realizada em Arlington, Texas, na terça-feira, válida pela segunda de três corridas que acontecerão dentro do AT&T Stadium esta semana. Foi um dia memorável para a Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Team, que testemunhou um desempenho inovador de Jalek Swoll ao conquistar o primeiro pódio da carreira com incontestável segundo lugar no Evento Principal 250SX West.

 

250SX West

Foi um dia superior para Swoll, que conseguiu o melhor sexto lugar da temporada no treino cronometrado antes de iniciar uma boa largada na 250SX Heat 1. Com uma largada entre os três primeiros, Swoll seguiu na frente durante toda a corrida para finalmente até capturar a segunda colocação, seu melhor resultado de corrida de classificação da temporada. No Evento Principal, Swoll manteve o ritmo com outra excelente largada, ficando em segundo na primeira volta. Ele alternou muito entre os três primeiros colocados nas primeiras voltas, mas acabou conquistando o segundo lugar. Mantendo a postura durante a pressão na frente, Swoll garantiu seu primeiro pódio na carreira com um impressionante segundo lugar.

“Estou muito feliz, não consigo nem juntar as palavras”, disse Swoll. “Foi um longo caminho, mas me mantive focado e sabia que iria chegar aqui. Primeiro pódio, estou muito animado e feliz em recompensar as pessoas que me apoiaram. Definitivamente, quero levar este ímpeto para sábado”.

Foi um final infeliz para o vice-campeão do Daytona SX, Stilez Robertson, que terminou a noite cedo devido a uma lesão no pé. Na 250SX Heat 1, Robertson conseguiu um sexto lugar e correu nessa posição até duas voltas para o final, quando passou para a quinta colocação.  Apesar de ter garantido o quinto lugar na ultrapassagem, Robertson não conseguiu alinhar para o Evento Principal devido a uma lesão no pé sofrida no início do dia.

 

450SX

Obtendo o melhor pódio da temporada há apenas alguns dias, Anderson voltou a Arlington na terça-feira com grandes esperanças de repetir o desempenho. Quinto na qualificação, Anderson estava em pista rumo à 450SX Heat 2, mas foi eliminado na largada e começou a primeira volta em 15º. Ele foi capaz de avançar rapidamente pelo campo, conquistando 10 vagas para garantir a transferência do oitavo lugar para o Evento Principal. No principal, Anderson mais uma vez se viu na parte de trás do pelotão depois de se enroscar e cair na primeira curva. Enquanto avançava, Anderson parou atrás de alguns pilotos caídos e acabou perdendo muito tempo, mas fez o possível para continuar subindo. Com uma pilotagem  impressionante, Anderson trabalhou seu caminho entre os cinco primeiros, porém, finalizando  em sétimo.

“Minha pilotagem estava realmente muito boa depois que descobri alguns problemas que estávamos tendo”, disse Anderson. “Tive um pequeno contratempo na corrida e terminei em oitavo. No Evento Principal, tive uma escolha não muito boa de Gate, caí na primeira curva,  recomecei em último lugar, mas consegui voltar para a sexta posição. Estou ansioso para a próxima rodada, creio que ainda podemos correr atrás do prejuízo”.

Wilson conseguiu uma largada em sétimo lugar na 450SX Heat 1 e se colocou em uma posição favorável de sexto no início. Com voltas consistentes, Wilson manteve-se em sexto durante a maior parte da corrida até ter um problema com a roda traseira na volta final. Na LCQ, Wilson garantiu uma largada em quinto lugar e avançou para o segundo lugar no final da corrida, passando pela liderança e garantindo a vitória. No Evento Principal, Wilson largou em nono e lutou entre os 10 primeiros durante a maior parte da corrida. Ele travou em 10º indo para as voltas finais, onde terminou em 10º na noite.

“Não foi uma corrida memorável para mim, mas com certeza vou reconstruir a partir dela”, disse Wilson. “Tenho de continuar entre os 10 primeiros e depois entre os cinco primeiros e, eventualmente, nesse pódio. Tem sido uma temporada difícil até agora com lesões, mas estou trabalhando e dando o meu melhor. Obrigado à equipe, minha moto foi incrível!”.

 

Próximo evento (12ª rodada): sábado, 20 de março - AT&T Stadium - Arlington, Texas
Resultados da 11ª rodada: Arlington SX 2

Resultados 450SX
01- Cooper Webb 
02- Eli Tomac 
03- Ken Roczen 

07- Jason Anderson 
10- Dean Wilson 

Resultados 250SX West
01- Hunter Lawrence 
02- Jalek Swoll 
03- Kyle Peters 

DNS Stilez Robertson 

Classificação do Rider Point 450SX
01- Cooper Webb - 249 pontos
02- Ken Roczen - 237 pontos
03- Eli Tomac - 213 pontos
...
07- Jason Anderson - 153 pontos
10- Zach Osborne - 123 pontos
13- Dean Wilson - 97 pontos

Classificação do 250SX West Rider Point
01- Hunter Lawrence - 84 pontos
02- Cameron Mcadoo - 83 pontos
03- Justin Cooper - 82 pontos

05- Jalek Swoll - 74 pontos
10- Stilez Robertson - 45 pontos 

Crédito: Husqvarna Motorcycle