Abertura do BR Enduro

Rodada dupla em Itapema reuniu os principais pilotos do país e a nova geração do esporte

Abertura do BR Enduro
Fotos: Sergio Gonçalves






O Campeonato Brasileiro de Enduro abriu a temporada 2021 em grande estilo, após dois dias de disputas na cidade de Itapema, em Santa Catarina. O evento terminou neste domingo (16/5) e reuniu os principais pilotos do país, além de veteranos, categorias femininas e a nova geração do esporte, respeitando os protocolos de prevenção ao coronavírus.

A prova inicial teve como base o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e contou com 217 pilotos inscritos. De acordo com Maurício Brandão, promotor da competição, o evento conquistou grande sucesso. “Foi um ótimo recomeço, digno de Campeonato Brasileiro. Deu tudo certo, foi perfeito, o clima ajudou e a participação dos pilotos e equipes foi fantástica. Apesar do período difícil por qual estamos passando, com os desafios adicionais relacionados à pandemia, cumprimos todos os protocolos e objetivos do evento.”

Com três trechos cronometrados (especiais), o percurso da prova teve aproximadamente 42 quilômetros, sendo que os pilotos completaram três voltas por dia no circuito. “A parte técnica foi outro grande sucesso, muito bem planejada e preparada. Tivemos grande adesão de pilotos, com mais de 200 competidores, incluindo número expressivo nas categorias infantis, o que garante o futuro da modalidade”, pontua Brandão, agradecendo o apoio recebido.

“O clube Itapema Off-Road e a Prefeitura da cidade, bem como os patrocinadores e parceiros do campeonato, foram fundamentais para a realização da prova e nos deram todo o respaldo possível”. A segunda prova do Campeonato Brasileiro, também em rodada dupla, está marcada para os dias 12 e 13 de junho em Patrocínio (MG). “O calendário futuro está alinhado, mas vale lembrar que a realização da prova depende da situação local com relação ao coronavírus”, conclui Brandão

 

Vencedores – A prova de abertura movimentou as trilhas de Itapema com pilotos divididos 18 categorias. Confira os resultados de cada uma delas e o que disseram alguns dos pilotos vencedores:  
 
Bruno Crivilin (equipe Honda Racing, vencedor da E1) – “Estou muito feliz por ter ganhado os dois dias de disputas e começar na liderança do Brasileiro. A prova foi bem legal, no fim as especiais ficaram bem esburacadas, parecidas com os terrenos da Europa. Estou bem preparado, o Campeonato Mundial começa no mês que vem e estou ansioso por isso. Agora é voltar para a Europa, continuar os treinos e vamos para cima”. 

Vinícius Calafati (equipe Honda Racing, vencedor da E2) – “Foi um bom início, a gente fica um pouco tenso na primeira prova do ano, mas deu para tirar essa ansiedade. Fiz uma boa prova e consegui vitória na categoria, a estreia com a moto nova foi ótima. Vamos para a próxima”.

Lucas Dunka (vencedor da E3) – “A experiência foi muito boa, primeira vez que competi no enduro. Gostei da minha estreia e do profissionalismo dos organizadores, o evento é muito bem organizado, isso é importantíssimo para o esporte. Estou bem feliz por ter vencido, não esperava”.

Patrick Capila (equipe O2BH MXF, vencedor da EJ) – “Equipe nova, moto nova, tudo novo! A moto mostrou a sua qualidade nas trilhas e eu andei muito bem com ela. Tive que me superar, já que levei um tombo forte, mas consegui me recuperar e ir para a briga. Estou bastante feliz com a vitória, todos da equipe trabalharam muito trabalho bem”.

Flávio Volpi (equipe Lekker, vencedor da E4) – “Foi uma prova tradicional de Itapema, bem difícil. Choveu pouco dessa vez, mas as especiais estavam bem técnicas. Consegui vencer os dois dias, o que me ajudou muito a começar o campeonato com o pé direito. Vamos seguir firme”.

Gustavo Pellin (equipe Timeline Racing, vencedor da E35) – “A prova foi bem divertida, as especiais ficaram esburacadas e eu estava sem ritmo de prova, mas consegui ir bem no sábado. No domingo, cometi um erro e tive que correr atrás para recuperar. No final deu tudo certo, me diverti e não me machuquei”.

Estevão Rangel (vencedor da Cadete) – “Foi muito legal, estava muito liso, mas uma pista bem legal, o resultado foi bom, gostei muito”.

Bárbara Neves (equipe Honda Racing, vencedora da EF) – “Estou muito feliz em estar na abertura do Campeonato Brasileiro comemorando o meu aniversário junto com a equipe Honda Racing e fazendo o que eu mais gosto, que é andar de moto. A prova foi incrível e o resultado também foi muito bom”. 

 

Campeonato Brasileiro de Enduro 2021

1ª prova - Itapema (SC) - Resultados (três primeiros)

E1
1º – Bruno Crivilin – 50 pontos 
2º – Loandro Anton – 44 pontos
3º – Fernando Juruna – 40 pontos

E2
1º – Vinicius Calafati – 50 pontos
2º – Rômulo Bottrel – 44 pontos
3º – Ian Salazar – 40 pontos 

E3
1º – Lucas Dunka – 50 pontos
2º – Humberto Martin – 44 pontos
3º – Vitor Garcia – 40 pontos 

EJ
1º – Patrik Capila – 50 pontos
2º – Luciano Drumond – 42 pontos
3º – Joaquim Antônio de Oliveira Neto – 40 pontos

E4
1º – Flávio Volpi –50 pontos
2º – Pedro Bessa – 42 pontos
3º – Lucas Arpini – 38 pontos

E35
1º – Gustavo Pellin – 50 pontos 
2º – Felipe Wermuth – 44 pontos
3º – Phabulo Calheiros – 40 pontos

E40
1º – Adriano de Ávila – 47 pontos
2º – Rodrigo da Silva – 47 pontos 
3º – Luciano de Menezes – 40 pontos

E45
1º – Orlei Brazaca – 50 pontos 
2º – Frederico Garcia – 42 pontos
3º – Márcio Tazinazzo – 38 pontos

E50
1º – Laurindo Zatorski Filho – 50 pontos
2º – Maurício Fernandes – 44 pontos
3º – Roges Viccari – 40 pontos

E55
1º – Manoel Simas – 50 pontos
2º – Mauricelio – 42 pontos
3º – Xavier Legarreia – 42 pontos

EF
1º – Bárbara Neves – 50 pontos
2º – Líbera Costabeber – 22 pontos

EAmador Nacional
1º – Eduardo Tummler – 50 pontos
2º – Jonas Sawan – 42 pontos
3º – Leandro Dias – 36 pontos

EAmador Importada
1º – Maurício de Quadros – 47 pontos
2º – Jonathan Araújo – 42 pontos
3º – Henrique Alves – 34 pontos

Youth
1º – Jean Zandonadi – 50 pontos
2º – Bruno Zanchet – 44 pontos
3º – Vinícius Aguilar – 36 pontos

Infantil
1º – Pedro Henrique Spindler – 47 pontos 
2º – João Victor Legarrea – 47 pontos
3º – João Pedro Gruli – 40 pontos

Cadete
1º – Estevão Rangel – 50 pontos
2º – Mateus Antunes – 44 pontos
3º – Felipe Oliveira – 40 pontos

Juvenil
1º – Danilo Sfalsim – 50 pontos 
2º – Pedro Ferro – 44 pontos
3º – Gabriel Kons – 40 pontos

Feminina (Kids)
1º – Kamile Martins – 47 pontos
2º – Gabriela Azevedo – 47 pontos
2º – Lara Gabriela – 40 pontos

 

Crédito: Ângela Monteiro - Assessoria de Imprensa do Brasileiro de Enduro