Abertura Brasileiro de Rally

Primeira prova acontece durante o tradicional Rally Baja Jalapão/Sertões Séries

Abertura Brasileiro de Rally
Foto: Photo Action






Com o retorno das competições feito de forma cautelosa, aos poucos o calendário do rali nacional ganha forma. A abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2021 agora acontece entre os dias 15 e 19 de junho, durante a 7ª edição do Rally Jalapão. Serão 1.447 quilômetros de um percurso que passa pelos Estados do Tocantins e Bahia. O 23º Rally RN 1500, que sediaria a primeira etapa dará continuidade ao cronograma da modalidade nos dias 31/06 a 3/07.

O diretor da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) responsável pelo esporte, Adilson Kilca, reforça a importância do adiamento, já divulgado pela organização do evento. A decisão foi tomada a fim de cumprir os decretos vigentes, e principalmente, preservar a saúde de todos os envolvidos. "Já estava praticamente tudo pronto para darmos a acelerada inicial, mas diante da decisão dos governadores locais entendemos que o evento não poderia acontecer neste momento", fala.

No Jalapão os pilotos terão pela frente um trajeto pensado para ser inesquecível, com características "raiz" do rali cross country: alto nível de competitividade e paisagens deslumbrantes no caminho. A prova sairá de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, pelo terceiro ano consecutivo e será o ponto de chegada, após fazer traçado que inclui as cidades de São Félix no Tocantins. O parque de apoio do evento será no Bahia Farma Show, BR-020 242, em Luís Eduardo Magalhães. A programação pode ser conferida aqui.

Já a edição 2021 do Rally Nordeste, próximo evento do rali cross country, acontece em cinco dias, sendo um dia de vistorias técnicas e quatro de corridas em trechos cronometrados, que definirão os mais velozes deste ano. Os competidores cruzarão mais de 30 municípios entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. No roteiro, as belas e sinuosas estradas da Borborema paraibana, as pedras e serras do Seridó, as planícies do Oeste e as trilhas de areia e dunas do litoral Norte Riograndense. 

O Rally Baja Jalapão/Sertões Series é uma realização Arena Promoções e Eventos e Dunas Race. O Rally Nordeste 1500 é de organização da KTC Produções. Ambos são supervisionados pela Confederação Brasileira de Motociclismo.

 

Calendário Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2021*

1º Rally Cross Country - 19/06 - Rally Baja Jalapão/Sertões Series
2º Rally Cross Country - 30/06 - Rally RN 1500
3º Rally Cross Country - 22/08 - Rally dos Sertões
4º Rally Cross Country - 7/11 - Rally São Paulo
5º Rally Cross Country - 12/12 - Rally Caminho das Neves

*Sujeito a alterações.

 

Crédito: Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM)