Yamaha apresenta sua nova YZF-R3

Totalmente remodelada, moto chega com 4 anos de garantia

Yamaha apresenta sua nova YZF-R3
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Yamaha apresenta sua nova YZF-R3
Yamaha apresenta sua nova YZF-R3
Yamaha apresenta sua nova YZF-R3
Yamaha apresenta sua nova YZF-R3

 

Em sua segunda geração, a versátil esportiva da Yamaha está com visual ainda mais aerodinâmico, inspirado na “família R” das icônicas YZF-R6 e YZF-R1.


 

Além das carenagens, também são novidade os faróis e luzes de posição em LED, novo tanque de combustível, nova altura do guidão, painel 100% digital com Shift Light, nova suspensão dianteira invertida e nova mesa superior.

DNA DA “FAMÍLIA R”

A parte frontal da nova R3 combina o novo design da carenagem com os dois faróis e luzes de posição inteiramente em LED.

Possui duto de entrada de ar em forma de M, inspirado nas YZR-M1 do multicampeão Valentino Rossi e Maverick Viñales, e amplo espaço para aplicação de números de corrida. Também conta com o duto central entre os faróis, com função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, otimizando o sistema de resfriamento do motor.

 

 

Toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento. O pára-brisa, inteiramente redesenhado, além de ter um visual mais arrojado, oferece um ótimo desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota.

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Para obter uma eficiência aerodinâmica excepcional, durante a fase de projeto a Yamaha deu atenção total a qualidade da superfície da carenagem, o que contribuiu para a melhoria da área de arrasto. O resultado de todas essas mudanças foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior.

Outro refinamento no design da nova R3 que ajudou na melhora aerodinâmica está no tanque de combustível. Sua altura foi reduzida em 20 mm, permitindo que o piloto consiga baixar mais o tronco sob o tanque, reduzindo a resistência e o arrasto do vento.

O tanque de combustível também está mais largo em 31,4 mm para melhorar a ergonomia, promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas. Todas essas evoluções não alteraram a capacidade total do tanque, que é de 14 litros. A altura do guidão foi reduzida em 22mm para compor o novo posicionamento do piloto, assim como melhorar a aerodinâmica.

 

 

Para completar o novo design com grande estilo e modernidade, o modelo traz um painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste. Seu visual é arrojado, com um layout mais limpo e leitura ainda mais fácil e dinâmica. E o melhor, ele é super completo, traz informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodrômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.

Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em uma motocicleta de caráter esportivo.
Utilizado em modelos de alta cilindrada, o Shift Light é uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida. Ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.

De concepção moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres empregados em sua construção, o motor bicilíndrico em linha da R3 tem a capacidade cúbica de 321 cc. Ele conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e é capaz de capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

Nele, os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição), e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.

Parte do caráter impetuoso da R3 se deve a sua eletrônica de última geração. Nela, a ECU de 16 Bit gerencia o moderno sistema de admissão que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão. Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.

O escapamento do tipo 2 x 1, conta com sistema de câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance, e sua ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, é posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização de massa. O benefício dessa concepção pode ser sentido no ótimo equilíbrio na pilotagem esportiva, e em sua reconhecida estabilidade.

 

 

Seu baixo peso de 171kg em ordem de marcha traz ainda mais performance para a motocicleta. Seu entre eixos é de 1.379mm e seu ângulo de cáster tem 25 graus.

Também são responsáveis pela agilidade e pelo comportamento estável da R3, a suspensões, que estão ainda mais competentes. Os amortecedores dianteiros que equipavam a geração anterior da R3, deram lugar a novos amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com 130mm de curso, capazes de garantir um incrível equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo.

a traseira, a suspensão da R3 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

Na dianteira, o modelo é equipado com um competente sistema formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com generosos 298mm de diâmetro. Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único.

Tanto o freio dianteiro quanto o traseiro contam com sistema ABS. Seja nas frenagens bruscas de emergências ou em condições em que o piso ofereça baixa aderência – como em dias chuvosos ou asfalto sujo – ele evita que as rodas travem, minimizando riscos e aumentando a segurança.

 

A nova YZR-R3 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da primeira semana de agosto de 2019 e terá três opções de cores

 

 

O vermelho fosco metálico (Red Velvet), o azul metálico (Racing Blue) e a Monster Energy MotoGP Edition, uma belíssima combinação do preto metálico com o azul brilhante. Para as versões vermelho e azul, o preço público sugerido será de R$ 23.990,00+frete, enquanto para a Monster Energy MotoGP Edition, R$ 24.490,00+frete.