Piloto brasileiro conquista a pole position no mundial de Superbike

O jovem piloto Ton Kawakami escreveu seu nome na categoria SuperSport 300 ao conseguir um feito inédito. 

Piloto brasileiro conquista a pole position no mundial de Superbike
Piloto brasileiro conquista a pole position no mundial de Superbike






Durante os treinos classificatórios disputados no sábado passado - 6 de julho - em Donington Park/Inglaterra, Ton, a bordo de uma Yamaha YZF-R3, foi o primeiro brasileiro na história a conquistar a pole-position na categoria, com o tempo de 1min52seg913. 

O que tornou seu feito ainda mais heroico foi o fato de a pole ter sido conquistada em difíceis condições. Além do frio de 17ºC, chovia incessantemente durante a tomada de tempos no circuito inglês, colocando a perícia e a coragem dos pilotos ainda mais a prova.          

Com apenas 18 anos, Ton – que foi revelado na Yamalube R3 Cup no Brasil e conquistou os títulos de 2016 e 2017 – é experiente. Ele usou isso ao seu favor para forçar o ritmo nos momentos finais e faturar a ponta de tabela.

Já o domingo não foi da mesma forma. Com problema na calibragem de um dos pneus, Ton precisou retornar ao Box e voltou à prova em último lugar. Fazendo uma fantástica corrida de recuperação, a corrente da moto escapou quando faltavam apenas duas voltas para o final. Desta forma ele não pontuou, mas já teve a certeza que consegue andar junto ao primeiro pelotão. 

O campeonato agora dá uma parada para as férias de verão na Europa e retorna no dia 8 de setembro, em Portugal. 

Sem dúvida é também fruto do investimento que a Yamaha do Brasil tem feito junto a seus pilotos. Recentemente Ton esteve na Itália para uma semana de treinamentos com Valentino Rossi, tudo devidamente custeado pela filial brasileira da Yamaha.