Novas Honda CRF de competição, renovadas para 2020

Performance e atratividade à esta genuína família.

Novas Honda CRF de competição, renovadas para 2020
Novas Honda CRF de competição, renovadas para 2020
Novas Honda CRF de competição, renovadas para 2020
Novas Honda CRF de competição, renovadas para 2020
Novas Honda CRF de competição, renovadas para 2020






1. Introdução

A família das Honda CRF 450 e 250 em versão 2020 oferece modelos para todas as modalidades competitivas do off road. Seja para o motocross, rali e enduro, há sempre uma CRF ideal para atender as diferentes necessidades de cada modalidade e anseios específicos dos clientes Honda.

São três as versões equipadas com o motor de 450 cm3 – CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX – e duas de 250 cm3, as CRF 250R e CRF 250RX, modelos que desde 2017 vem recebendo constantes aperfeiçoamentos para manter o mais elevado nível de competitividade.

Para 2020 a principal novidade técnica é a introdução do HSTC – Honda Selectable Torque Control nas CRF 450, sistema que proporciona uma notável elevação da capacidade de transmitir a potência do motor de ao solo da melhor forma possível.

Nas CRF 250R e CRF 250X novos grafismos acompanham a modernidade intrínseca destes modelos, que concentram a mais atualizada tecnologia disponível nesta categoria.

2. Generalidades dos modelos

HONDA CFR 450R

A mais poderosa máquina de motocross fabricada pela Honda apresenta números exaltantes: 62 cv de potência para apenas 112 kg de peso em ordem de marcha resultam em uma impressionante relação peso-potência de 1,8 kg/cv.

Principal novidade na versão 2020 da CRF 450R é o HSTC – Honda Selectable Torque Control que funciona associado ao HRC Launch Control (sistema eletrônico de largada selecionável em três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert) e com o EMSB - Engine Mode Select Button que regula a emissão de potência entre Standard, Smooth (suave) ou Agressive.

O HSTC atua minimizando o deslizamento da roda traseira quando sob efeito de forte aceleração, adequando a tração ao nível máximo, ideal para a mais eficaz progressão e ganho de velocidade.

São três os modos em que o HSTC pode ser programado:

MODE 1 – O sistema intervêm de maneira suave e progressiva, reduzindo o patinamento. É especialmente adequado para melhor controle da roda traseira em curvas mais fechadas.
MODE 3 – A atuação do sistema ocorre de maneira mais rápida e intensa, adequado para terrenos muito escorregadios.
MODE 2 – Meio-termo entre o MODE 1 e o MODE 3.

Para acionar o HSTC é necessário premer o botão específico por 0,5s, de modo a fazer um LED verde indicar o "MODE" escolhido: uma piscada do LED, MODE 1 selecionado, duas piscadas, MODE 2, três piscadas, MODE 3.

O HSTC pode ser desligado completamente. Quando o motor é ligado, o HSTC entra no MODE usado pela última vez.

HONDA CRF 450RX

Específica parar a prática de enduro, a CRF 450RX deriva da CRF 450R, cujas principais diferenças estão na roda traseira aro 18" (19" na CRF 450R), tanque de combustível realizado em plástico (titânio na CRF 450R) e com maior capacidade (8,5l contra 6,3l).

O motor monocilindro e o mesmo, o SOHC Unicam de 62 cv de potência. Idem com relação ao HSTC, HRC Launch Control e Engine Mode-EMSB em três níveis. O peso em ordem de marcha da CRF 450RX é de 116 kg.

 

HONDA CRF 450X

Dedicada à utilização em competições de off road de maior duração, como por exemplo os rali/raids, a CRF 450X se diferencia visualmente pela a presença do conjunto de carenagem/number plate com farol e quadro de instrumentos com velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia restante.

Também o motor, sempre o SOHC Unicam, recebeu adequação para tal uso: a potência máxima foi reduzida para 45 cv e os radiadores do líquido de arrefecimento são dotados de ventoinhas, visando maior equilíbrio térmico. Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – cinco na CRF450R e CRF 450RX. O peso em ordem de marcha da CRF450X é de 125 kg.

HONDA CRF 250RX

A versão 2020 traz novos grafismos, que atualizaram o visual desta motocicleta 100% pensada para o uso em competições de enduro, na qual o destaque é a maneabilidade, consequência de seu menor peso se comparada à CRF 450RX, o que faz dela mais adequada a terrenos mais difíceis e a pilotos de menor experiência.

A CRF 250RX usa o mesmo chassi que a CRF 250R de motocross, contudo o motor – monocilindro DOHC com quatro válvulas de titânio e alimentado pelo sistema PGM-FI com 44 cv de potência máxima – tem ajuste diferente para oferecer respostas menos agressivas ao acelerador.

Dotada de EMSB - Engine Mode Select Button, com três diferentes mapeamentos do motor, e HRC Launch Control System com três níveis de auxílio a largada, a CRF 250RX pesa apenas 111 kg em ordem de marcha.

HONDA CRF 250R

Pura máquina de motocross, a Honda CRF250R 2020 é equipada com o HRC Launch Control de três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert e também permite os três ajustes de motor via EMSB - Engine Mode Select Button.

O motor, um monocilindro DOHC, é igual ao da CRF 250RX mas com acerto que favorece a transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva. Idem quanto ao ajuste das suspensões Showa, mais rígido que na CRF 250RX. Outro diferencial é a a roda traseira de 19" (18" na CRF 250RX). Pesa apenas 108 kg em ordem de marcha e na versão 2020 ganhou novos grafismos.

3. Características principais

3.1 Motor & gerenciamento eletrônico

  • HSTC - Honda Selectable Torque Control, três níveis (exclusivo CRF 450)
  • HRC Launch Control, três níveis
  • EMSB – Engine Mode Select Button, três níveis

O HSTC reduz o patinamento da roda traseira em piso de baixa aderência, melhorando a capacidade de tração. Tal sistema não se vale de um sensor de velocidade da roda, mas atua gerenciando a potência através do atraso do ponto de ignição controlado pelo sistema PGM-FI, que detecta alterações anômalas na rotação do motor.

3.2 Chassi & ciclística

  • Suspensões Showa
  • Bateria reposicionada
  • Pastilhas de freio traseiro mais duráveis e eficientes

Comum à todas CRF é a arquitetura de chassi dupla trave de alumínio, que em conjunto com a balança traseira compõe um conjunto equilibrado e resistente.

O reposicionamento da bateria 28,5 mm mais baixo contribuiu para a centralização de massas e consequente melhor dirigibilidade.

Componentes como o guidão Renthal Fatbar, aros de rodas DID e a qualidade do material empregado para a realização das superfícies plásticas determina resistência que mantêm não apenas a funcionalidade das CRF como a aparência intocada mesmo com os frequentes impacto com o terreno, inevitáveis no off road.

4. Preço e cores
Disponiveis em pré-venda até o dia 15 de setembro, os modelos chegarão em momentos distintos ao mercado, com preço público sugerido de:
CRF 250R – R$ 41.402,00, com chegada ao mercado em Outubro de 2019; 
CRF 250RX – R$ 42.830,00, com chegada ao mercado em Novembro de 2019;
CRF 450R – R$ 44.462,00, com chegada ao mercado em Setembro de 2019;
CRF 450X – R$ 45.482,00, com chegada ao mercado em Novembro de 2019;
CRF 450RX – R$ 45.890,00, com chegada ao mercado em Outubro de 2019