Navegação Digital

A tecnologia sempre fez parte dos esportes a motor. E não foi diferente com o Enduro de Regularidade ou com o Rally.

Navegação Digital






Matéria Publicada na Revista Pró Moto Dinâmica. A Revista tem duas versões - On-Road e Off-road, ambas com diversas outras matérias como esta, todas gratuitas. Deseja ter acesso? Baixe grátis, clique aqui.

A tecnologia sempre fez parte dos esportes a motor. E não foi diferente com o Enduro de Regularidade ou com o Rally. Hoje cada vez mais os pilotos têm optado por utilizar celulares ou tablets para navegação. Mas será que isso tira um pouco do charme da navegação?

Desde o primeiro Enduro da Independência já se foram quase 36 anos. Na época a navegação era feita com folhas A4 em pranchetas, cronômetros, caneta e formulário. O piloto ia arrancando as folhas conforme avançava pelo trecho.

Se chovesse? Bom, aí a turma "vestia" a primeira folha com plástico e deixava a segunda sem e assim sucessivamente: uma com e outra sem! Desta forma o piloto garantia que uma folha não grudaria na outra. GPS então, nem existia e quem controlava os tempos dos pilotos nos pcs eram voluntários que ficavam esperando para marcar a hora de passagem de cada piloto.

Neste vídeo de 1990 os pilotos ainda usavam pranchetas, porém já existiam alguns tipos de Compass, que auxiliavam os pilotos a ficar dentro do tempo.


 

QUER LER MAIS?
Confira a matéria completa na versão de MAIO/2019 da Revista Pró Moto Off-Road. É grátis, basta baixar o APP agora mesmo para o seu celular. Clique aqui.