Kiko Silva vence no Duelo de Motos

Foco e constância renderam título ao piloto

Kiko Silva vence no Duelo de Motos






Kiko Silva abriu a temporada 2020 cravando a sua maior conquista: a vitória no Duelo de Motos. Realizada domingo, 2 de fevereiro, na cidade de Atibaia (SP), a competição é a principal do freestyle motocross no Brasil. E em franca ascensão, o piloto de Boa Vista (RR) pavimentou o caminho para a vitória ao evitar falhas, manter o foco e colocar manobras exclusivas em seu repertório. Vitória que confere motivação extra para os próximos desafios deste ano.

"A sensação de ganhar o Duelo de Motos foi incrível. A emoção muito forte. O Javier (Villegas) é um piloto de ponta. Fiquei sem reação quando ele interrompeu a volta", comentou Kiko Silva.

Durante o duelo decisivo entre Kiko e Villegas o chileno interrompeu sua apresentação antes do fim por dificuldades respiratórias.

Em franca ascensão

Kiko Silva iniciou a carreira no BMX. Migrou para o motocross em 2008, e pouco tempo depois fez a transição para o freestyle motocross. Pela aptidão em manobrar desenvolvida nas bicicletas, Kiko rapidamente criou bom repertório de saltos nas motos. Por isso recebeu já em 2010 convite para integrar o Joaninha 99 Motocross Show e posteriormente o Negretti Motocross Show em 2012. 

Em 2017 iniciou a carreira internacional. Escolheu a China como destino, graças à pujança dos shows de freestyle motocross naquele país. E por lá estabeleceu marca importante: tornou-se o primeiro brasileiro a competir em três etapas do Mundial de Freestyle Motocross numa mesma temporada.

Pavimentando o caminho para a conquista

No mesmo período Kiko disputava anualmente o Duelo de Motos. Embora o progresso fosse notável, detalhes comprometiam suas performances. Detalhes que uma vez ajustados contribuíram para a conquista da edição 2020. Uma conquista construída sobretudo à base de constância, ausência de grandes falhas e manobras exclusivas. Entre as quais cabe destacar saltos como dead body (foto) e backflip shaolin.

Ciente que a experiência no exterior foi determinante para a evolução, agora Kiko planeja mais competições além de nossas fronteiras. E representar as cores verde e amarelo como atual campeão da principal competição nacional de freestyle motocross.