Honda apresenta equipe para o Mundial de Superbike

Grafismo oficial da CBR1000RR-R Fireblade SP também é apresentado

Honda apresenta equipe para o Mundial de Superbike






A Team HRC, equipe de fábrica da Honda, para o Campeonato Mundial de Superbike 2020 (World SBK) foi lançada nesta sexta-feira (21/2). O evento teve como palco o Honda Welcome Plaza Aoyama, QG da Honda Motor, localizado no coração da capital japonesa, em Tóquio.

Diante da imprensa presente e de fãs conectados em todo o mundo, por meio de transmissão ao vivo, os pilotos Alvaro Bautista, da Espanha, e Leon Haslam, da Inglaterra, revelaram o grafismo da moto CBR 1000RR-R Fireblade SP, que fará sua estreia na pista na próxima semana (27 e 28/2), na abertura do Campeonato Mundial de Superbike, em Phillip Island, Austrália.

Participaram da apresentação Noriaki Abe, diretor executivo e diretor de operações de motos da Honda Motor Co., e Yoshishige Nomura, presidente e diretor representativo da Honda Racing Corporation. Eles falaram sobre o projeto da Honda no campeonato e sobre a CBR 1000RR-R Fireblade SP e a produção de série da motocicleta, além dos pilotos com os quais a Honda retorna com uma equipe completa na competição, após ausência de dezoito anos.

Bautista e Haslam, acompanhados do chefe de equipe, Jaume Colom, estão entusiasmados em fazer parte de um time unido e determinado em um projeto empolgante e desafiador como esse com a Team HRC. Durante o evento, também foi apresentada a equipe satélite MIE Racing Althea Honda Team, com o piloto de fábrica da HRC, o japonês Takumi Takahashi, que se juntou ao palco ao lado do diretor do time, Midori Moriwaki.

A equipe segue para a Austrália para participar de uma sessão final de testes, de dois dias, antes de disputar a primeira etapa da temporada 2020.

Noriaki Abe
Diretor executivo e diretor de operações de motos da Honda Motor Co.

"A competição é um ingrediente importante no desenvolvimento de produtos Honda. Por isso, não é coincidência que a decisão de ingressar novamente no Campeonato Mundial de Superbike com uma equipe de fábrica coincida com o lançamento da nova CBR1000RR-R Fireblade SP. Desde o início, este projeto foi criado e desenvolvido em conjunto com os pilotos e técnicos da HRC. A troca de informações levou à realização de uma motocicleta Super Sport 'pronta para correr'. Usamos muitos parâmetros da moto da MotoGP. Com as mesmas tecnologias da RC213V e otimização implacável dos fundamentos do motor, foram alcançadas a eficiência da combustão e a redução do atrito. Gosto de mencionar também o pacote aerodinâmico, que se beneficia das lições aprendidas diretamente na MotoGP. Embora saibamos que será um desafio difícil, nossa equipe HRC de fábrica e a equipe satélite MIE Racing Althea Honda pretendem alcançar os melhores resultados possíveis. Estou confiante de que nossas equipes, em apenas algumas corridas, já poderão lutar pelo pódio."

Yoshishige Nomura
Presidente e diretor representativo da Honda Racing Corporation

"A HRC participa com o mais alto nível em todas as principais categorias do esporte a motor desde 1982. Portanto, estamos muito orgulhosos de disputar novamente com uma equipe de fábrica completa o WorldSBK e com nossa nova moto superesportiva, a CBR1000RR-R Fireblade SP. Todos os campeonatos em que participamos estabelecem desafios técnicos específicos que ajudam nossos engenheiros a ganhar experiência e crescer. É por isso que a Honda luta no mundo das competições e o Mundial de Superbike é uma grande arena de corridas, porque precisamos desenvolver nossa moto, respeitando as regulamentações técnicas muito rígidas. É claro que o objetivo final é vencer, mas sabemos que não será fácil. Criamos, portanto, uma nova equipe de técnicos extremamente capazes, com sede em Barcelona, no mesmo departamento das equipes da MotoGP e Dakar. Nossos pilotos de fábrica, Alvaro Bautista e Leon Haslam, são uma dupla forte, com grande experiência e velocidade. A equipe MIE Racing Althea Honda estará novamente presente no campeonato como uma equipe satélite da Honda, com o piloto de fábrica da HRC Takumi Takahashi. A primeira etapa será realizada na Austrália e desejo muita sorte à equipe HRC e à equipe MIE Racing Althea Honda."

Alvaro Bautista (#19)

"Estou muito feliz por fazer parte de um projeto tão importante para a Honda e a HRC. Eu vejo todo o trabalho que está sendo desenvolvido e sinto uma energia muito positiva de todos na empresa e na equipe. É um ano muito importante para mim também. Sabemos que enfrentamos um grande desafio e que temos muito trabalho a fazer. Somos um novo grupo que cresce junto para chegar ao topo o mais rápido possível. Nosso objetivo é ser forte e rápido com a Honda, uma moto muito competitiva que, sem dúvidas, pode alcançar ótimos resultados. Espero me divertir e divertir todos os nossos fãs nesta temporada."

Leon Haslam (#91)

"Tudo parece tão real agora que estamos em Tóquio. Estamos no QG da Honda e as primeiras corridas estão chegando. É um sonho se tornando realidade. Estou extremamente empolgado e um pouco nervoso, porque realmente quero ir bem e sei que temos potencial para fazer isso. Estamos prontos para trabalhar duro e fazer o possível para alcançar resultados sólidos. Quanto à primeira corrida, estamos em uma das minhas pistas favoritas, Phillip Island, onde tive sucesso no passado. É claro que temos que pensar na competição hoje, mas admito que estou realmente ansioso pela etapa de abertura."