Harley Davidson desenvolve novo sistema de freio

Novo sistema é uma coleção de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da moto com a tração durante a aceleração, desaceleração e frenagem.







Os recursos RDRS são padrão em todos os modelos Harley-Davidson CVO 2020, Tri-Glide Ultra e Freewheeler® e no modelo Harley-Davidson LiveWire 2020. Os recursos RDRS são opcionais em todos os modelos MY20 Touring nos EUA (exceto nos modelos Electra Glide® Standard).

A tração disponível é determinada pela interface estrada / pneu. Os sistemas incluídos no RDRS são capazes de ajustar a pressão do freio ou o torque de força, na tentativa de impedir que as pressões nos pneus excedam a aderência disponível. Lembrando que esta tecnologia não têm a capacidade de aumentar a aderência ou intervir quando o motociclista não faz a aplicação de freio ou acelerador . O RDRS não é um sistema que influencia diretamente a direção do veículo. Essa é a principal diferença entre o RDRS da motocicleta e o Controle de estabilidade de um carro por exemplo. O motociclista é o principal responsável pelas correções de velocidade, direção e percurso.

Os recursos do RDRS incluem:

• Travagem interligada eletrônica aprimorada em curvas (C-ELB)
Esse recurso aplica um esforço de frenagem nas duas rodas quando o piloto usa o controle de freio da alavanca manual (dianteira) ou do pedal (traseiro), o que pode ajudar muitos pilotos a obter um melhor desempenho de frenagem. O sistema de frenagem interligada eletronicamente (ELB) fornece mais capacidade de resposta e permite uma frenagem dianteira e traseira mais equilibrada sob uma ampla variedade de aplicações de freio. O sistema fornece mais vinculação quando o motociclista está aplicando uma frenagem mais pesada e reduz ou elimina a vinculação para frenagem leve e baixas velocidades. Quando conectado, a aplicação isolada da alavanca do freio dianteiro fará com que o sistema aplique dinamicamente uma quantidade de frenagem na traseira. A aplicação isolada do pedal do freio traseiro fará com que o sistema aplique uma quantidade de frenagem no compasso de calibre dianteiro esquerdo. O C-ELB leva em consideração o ângulo de inclinação da motocicleta ou a aceleração lateral do Trike. O C-ELB alterará a proporção da pressão do freio entre os freios dianteiro e traseiro ao frear nas curvas, na tentativa de melhorar a capacidade da moto de se manter n percurso pretendido pelo o motociclista.

• Sistema de freio antitravamento aprimorado em curvas (C-ABS)
O sistema de travagem antibloqueio foi projetado para impedir que as rodas travem sob travagem e ajuda o motociclista a manter o controle ao frear em uma situação de linha reta e urgente. O ABS opera de forma independente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas girando e impedir o bloqueio descontrolado das rodas. O C-ABS é uma variante do ABS que leva em consideração o ângulo de inclinação de uma motocicleta de duas rodas ou a aceleração lateral de um modelo Trike. A pressão do freio necessária para limitar o escorregamento da roda nas curvas é geralmente menor do que a pressão necessária em operação em linha reta.

O recurso C-ABS é padrão nos modelos 2020 LiveWire, CVO, Trike e Police e opcional em todos os modelos Touring 2020 nos EUA (exceto nos modelos Electra Glide Standard). O ABS é um recurso em todos os outros modelos H-D (ou onde selecionado em vez do C-ABS).

• Sistema de controle de tração aprimorado em curvas (C-TCS)
O C-TCS foi projetado para impedir que a roda traseira gire excessivamente sob aceleração ao ir em linha reta ou nas curvas. O C-TCS pode melhorar a confiança do ciclista quando a tração disponível é comprometida pelo clima úmido, por uma mudança inesperada repentina na superfície ou ao andar em uma estrada de terra. O motociclista pode selecionar um dos dois modos de controle de tração: O Modo Padrão é otimizado para superfícies secas; O modo Chuva é otimizado para superfícies molhadas. O sistema também pode ser desligado. A ação do C-TCS também é adaptada nas curvas com base no ângulo de inclinação.
Esse recurso C-TCS é padrão em todos os modelos 2020 LiveWire, CVO e Police e opcional em todos os modelos Touring 2020 nos EUA (exceto nos modelos Electra Glide Standard).

• Sistema de controle de escorregamento por torque de arrasto (DSCS) e Sistema de controle de escorregamento de torque de arrasto aprimorado (C-DSCS)
O DSCS foi projetado para reduzir o deslizamento excessivo das rodas traseiras em desaceleração, o que normalmente ocorre quando o motociclista faz uma mudança brusca de marcha ou desacelera em superfícies molhadas ou escorregadias. Quando o DSCS detecta um deslizamento excessivo da roda traseira em desaceleração, ele ajusta o torque do motor para combinar melhor a velocidade da roda traseira com a velocidade da estrada.