Novas modalidades que ganham novos adeptos no mercado

As modalidades "old-school" tem ganhado novos adeptos e as marcas de motocicletas tem desenvolvido novos modelos para o mercado que saem de fábrica com estilos como a cafe-racer e scrambler.

Novas modalidades que ganham novos adeptos no mercado
Largada do Flat-Track nos Estados Unidos

O “flat track“ é uma mobilidade esportiva motociclista ainda não muito conhecida no país, mas aos poucos vem ganhando novos adeptos com o passar do tempo. Nos Estados Unidos esta modalidade existe desde o século 30 quando as motos ainda eram pequenas e bastante leves. Mas com o passar dos anos, as motos ganharam motores mais potentes, pilotos convidados de outras categorias para participarem de campeonatos como exibição ou organizados pela associação AMA (American motorcycle association) atraindo a atenção do público.

 As motos são customizadas e disputam uma corrida em um circuito oval com misto de terra ou asfalto. Neste caso os pneus utilizados no asfalto costumam ser lisos fazendo com as motos derrapem sempre quando estiverem fazendo as curvas com o apoio dos pés para auxiliar no equilíbrio do piloto. Quando a pista é de terra, os pneus contem pequenas “ranhuras” capazes de segurar a moto principalmente na arrancada e curvas através do “grip”.

Por isso para facilitar o controle e a tração, não só as mãos devem estar firmes no freio e acelerador, mas também a postura do piloto faz que a moto ganhe velocidade no “ataque” a curva e a inclinação correta fundamental para viabilizar as ultrapassagens durante a prova.

Seguindo esse estilo no mundo, várias marcas criaram os modelos de motos chamados “ scrambler “ das quais hoje são facilmente comercializadas no mercado. São elas, Harley Davidson (linha Sporster), Kawasaki (ER-6), Ducati Scrambler, Triumph (Bonneville), Yamaha (MT-07) entre outras.

No Brasil uma modalidade bastante parecida se chama de “supermoto“ organizado pela CBM (confederação Brasileira de Motociclismo) das quais acontecem inclusive campeonatos estaduais nos estados do Sul do país.

Essa categoria se oriunda especialmente das SUPERMOTARDS que são motos “off-road” customizadas para competições também em pistas ovais no asfalto. As preparações nas motos exigem algumas mudanças importantes, tais como pneus “slicks“ para asfalto, motores com altas potências, escapamentos e relações de coroas/ pinhões menores dos que os originais de fábrica.

Aqui no Brasil as marcas também já lançaram diversos modelos de motos com o estilo das Supermotards. A BMW e a KTM se diferenciam por comercializar motos com estilo do “off-road” para o uso urbano ou em estradas. A marca Sueca Hursqvarna também já tem o modelo SM-610S que atende ambos os públicos.