Equipe Yamaha pronta para a 6ª etapa do Brasileiro de Enduro FIM

A equipe chega à penúltima etapa do Brasileiro de Enduro FIM liderando três categorias.

Equipe Yamaha pronta para a 6ª etapa do Brasileiro de Enduro FIM
Foto: Janjão Santiago






O Brasileiro de Enduro aterrissa em terras mineiras para a penúltima etapa da temporada. Neste fim de semana, 26, 27 e 28, a cidade de Paraopeba será o palco da sexta de sete rodadas, com os pilotos da Yamaha O2BH Racing na liderança de três das quatro categorias que disputa.

Para o público, as atrações começam já na sexta-feira, quando acontece o Super Prime, com os melhores na classificação do campeonato se enfrentando em disputas dois a dois em uma pista especialmente montada no Parque de Exposições da cidade. No sábado e domingo as disputas continuam, com dois Cross Testes dentro do Parque de Exposições e um Enduro Teste nas trilhas da região.

Líder em duas categorias, a Enduro GP, destinada aos mais rápidos do campeonato e a E2, para motos dois tempos até 250c e quatro tempos até 450cc, o francês Romain Dumontier quer levar sua YZ 250X a mais uma vitória para ficar ainda mais perto do título brasileiro.

"Tal como na prova anterior, quero dar o meu melhor para obter os melhores resultados possíveis. O campeonato se aproxima do final e por isso mesmo todo resultado é importante, por isso quero vencer a prova, tanto na categoria Enduro GP quanto na E2. Estou liderando as duas, mas o campeonato só vai ser definido na última etapa. Quero aproveitar cada momento na minha YZ 250X neste final de semana!”

Também líder absoluto, já que venceu todas as provas da temporada, o capixaba Patrik Capila pode colocar uma mão na taça já nesta etapa na categoria EJ, destinada aos pilotos até 23 anos. Se conquistar um bom resultado, pode abrir pontos suficientes para não ser mais alcançado por seus concorrentes. Bastará ao piloto então largar na última etapa, já que o regulamento só permite o descarte do último resultado se o piloto estiver presente e largar na prova final.

"Corri em Paraopeba em 2017, quando a cidade sediou uma etapa do campeonato brasileiro. O terreno da região tem bastante cascalho solto e piso duro e seco. Da outra vez foi o meu primeiro ano disputando o campeonato brasileiro, não fui muito bem, tive algumas dificuldades. Este ano estou melhor preparado, quero vencer a minha categoria para ficar tranquilo em relação à conquista do título para a minha equipe e quero também brigar pela vitória na Enduro GP, para melhorar minha posição nesta reta final do campeonato.”

Vice-líder da categoria E1, para motocicletas até 250cc, o mineiro Rômulo Bottrel, pentacampeão brasileiro, quer conquistar a vitória no final de semana para ficar mais perto do seu sexto título de campeão brasileiro de enduro. A categoria só será decidida na última etapa, em setembro, na cidade de Patrocínio, também em Minas Gerais.

"Assim como em Marzagão, a prova de Paraopeba será mais uma com terreno bem seco. Conheço o tipo de terreno da região, já andei algumas vezes por lá, então quero tentar reconhecer bem o percurso das especiais. Imagino que será uma prova mais rápida que a prova passada. A expectativa é boa, quero lutar pela vitória na minha categoria e na Enduro GP para melhorar a classificação. Agora que o campeonato se aproxima do fim as provas passam a ser mais decisivas." 

 

Veja o Top 5 de cada categoria
Enduro GP
1. Romain Dumontier / 219 pontos 
2. Bruno Crivilin / 195 pontos
3. Gabriel Soares / 165 pontos
4. Júlio Ferreira / 153 pontos
5. Gustavo Pellin / 149 pontos
E1
1. Júlio Ferreira / 211 pontos
2. Rômulo Bottrel / 203 pontos
3. Bruno Crivilin / 200 pontos
4. Loandro Anton / 190 pontos
5. Tiago Wernersbach / 169 pontos
E2
1. Romain Dumontier / 247 pontos
2. Gabriel Soares / 215 pontos
3. Felipe Legarrea / 170 pontos
4. Diego Colett / 136 pontos
5. Gustavo Bissolli / 35 pontos
EJ
1. Patrik Capila / 247 pontos
2. Willian Lauers / 199 pontos
3. Washington Silva / 160 pontos
4. Gabriel Mattos / 116 pontos
5. Augusto Benvenutti / 107 pontos

 

Programação da 6ª etapa - Brasileiro de Enduro 2019
LOCAL: Paraopeba, MG
DATA:   26, 27, 28 de julho
Sexta-feira (26/7)
16h às 19h – Secretaria de Prova
17h30 – Briefing
19h30 – Super Prime
Sábado (27/7)
7h às 8h30 – Vistoria Técnica e Parque Fechado (Enduro GP)
8h às 9h50 – Vistoria Técnica e Parque Fechado (demais categorias)
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pré-Finish
16h20 – Parque Fechado
21h – Divulgação dos resultados oficiais do dia
Domingo (28/7)
8h – Largada dos dois primeiros pilotos
14h – Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia