Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019

Um campeonato de alto nível técnico, com diversidade de terrenos e presença maciça de competidores, assim foi a Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019

Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019
Pedro Lage piloto de Timóteo MG campeão cat. Master
Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019
Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019
Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019
Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019
Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019
Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019
Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019






Raça, disputas e emoção pelas trilhas da região sul de Minas Gerais, assim foi a Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019

Um campeonato de alto nível técnico, com diversidade de terrenos e presença maciça de competidores. Junte a isso uma organização impecável, aí está a grande receita do sucesso. De Luminárias passando por Carmo do Rio Claro, Piumhi, Lavras, Campos Gerais, Paraguaçu, São Thomé das Letras finalizando com um “Gol de Placa” em Três Corações a edição 2019 da Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade reafirma sua força!

XXIº ETEL – ENDURO DAS MONTANHAS - Luminárias (MG) fez a etapa de abertura da Copa com o já tradicional ETEL – Enduro Turístico em Luminárias que este ano comemorou a sua 21ª edição em 10 fevereiro. Novos roteiros, muita navegação entre outros desafios. A prova foi elogiada por todos os participantes. Ralação e adrenalina pelas serras da região destaque para as trilhas da “Serra do Estreito, Serra Grande, Serra do Navio, Serra do Mata-Boi, Morro do Cristo, Serra da Torre e Cachoeira Esmeralda”.

XVIº ENDURO DA TORMENTA - Carmo do Rio Claro no sudoeste mineiro foi sede da segunda etapa da Copa em 10 de março.

IIº ENDURO DO PORTAL DA CANASTRA - Piumhi considerada Portal de Entrada da Serra da Canastra realizou no domingo 07 de abril a terceira etapa. Visuais belíssimos aliados à exigência de técnica por parte dos competidores foi o ponto alto da etapa. Destaque para as trilhas do Alto do Cucuruti, Desafio da Porteira, Pitbull Paulada, Trilha da Pedra Branca, Trilha do Choque, entre outras.

ENDURO DOS IPÊS OFF ROAD DE REGULARIDADE – Lavras foi sede entre os dias 18 e 19 de maio da quarta etapa. Uma prova inesquecível, trilhas de elevado nível e muita pedra foram os grandes desafios.  No sábado as trilhas de Itumirim, Itutinga e região fizeram parte do roteiro. Já no domingo a marca símbolo do evento o “Morro do Chinha” na Serra da Bocaina aguardava os competidores para o tradicional subidão, entre outras surpresas preparadas pelos organizadores pelas trilhas de Lavras, Itumirim e Ingaí.

Vº ENDURO DO PARAISO – Campos Gerais recebeu no ultimo fim de semana de junho (30.06) competidores de diversas regiões de Minas para a disputa do Vº Enduro do Paraíso quinta etapa da Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019. Destaque para a subida do Cristo, Trilha do Paraiso, Trilha do Seu Zé Chagas com o tradicional subidão de pedras, Trilha da Cascalheira e a Descida do Mato que pegou de surpresa os pilotos. A prova foi eleita a Melhor Etapa do Campeonato.

Iº ENDURO VEMP – Disputas com emoção e belas paisagens, assim Paraguaçu recebeu os competidores para a sexta etapa da Copa em 14 de julho. Durante o tempo todo foi exigida muita técnica por parte dos pilotos para superar os desafios: Trilha da Cabeça do Índio, Voando no Aeroporto, Trilha dos Cafezais, Matinhas, Trilha do Nunca Mais entre outras. A Equipe VEMP recebeu o troféu de Homenagem Especial da Copa.

XIº ENDURO DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS – A mística São Thomé das Letras cheia de causos e histórias localizada na região sul de Minas Gerais foi palco no dia 06.10. da penúltima etapa da Copa. Desta vez fizeram parte do roteiro as trilhas: Do Defunto, Fundo da GA, Canela de Ema, Gavião Comum, Trilha Doida, Trilha dos Vermeínhos, Trilhas do Tesouro entre outras. Destaque para todas as categorias a Trilha Shangrilá e para categoria Master o “Degrau dos Reco”. E não faltaram pedras pelo caminho!

Iº ENDURO REI PELÉ – Uma final de campeonato para ninguém botar defeito! No sábado 09 de novembro, Três Corações “A Terra do Rei Pelé” sediou etapa final da Copa Sul Mineira de Enduro de Regularidade 2019. As trilhas do São Conrado, Morro do Cowboy, Pedra do Tacho e a Subida da Embratel entre outras colocaram à prova o desempenho e determinação dos pilotos em busca do lugar mais alto no pódio. A largada aconteceu a partir das nove e meia da manhã em frente à prefeitura da cidade e depois de percorrerem 100 quilômetros de trilhas durante as 5 horas de prova os competidores seguiram para o Tattersall no Parque de Exposições onde rolou a festa de encerramento do campeonato com a premiação e entrega de troféus aos vencedores.

Lucio Pinto Ribeiro presidente da AMSM finaliza: Mais um ano tivemos a oportunidade de convivermos, correr, disputar provas, fazer novas amizades, conhecer novos lugares, confraternizar juntos, mas acima de tudo, com muito respeito e em um clima totalmente pacífico e familiar como é o Enduro de Regularidade. Parabéns a todos os organizadores, colaboradores, apoiadores e pilotos que permitiram com que concluíssemos mais um ano com muita harmonia e novas amizades. Que em 2020 possamos estar juntos para mais um ano festivo e forte para o regularidade e para a Copa Sul Mineira.      Nos encontramos em Luminárias 02 de fevereiro de 2020 para mais uma etapa de abertura da Copa Sul Mineira.

Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos que tivemos a oportunidade de conviver em 2019.

Os campeões de 2019:

Cat. Master:   Pedro Lage – Timóteo MG

Cat. Senior:   Thales Brito – Três Pontas MG

Cat. Junior:    André Rezende – Luminárias MG

Cat. Novato:  Weidson S. Miranda – Varginha MG

Cat. Over 40: Claudio T. Ribeiro – Ubá MG

Cat. Over 45: José Carlos de Pádua – S. Sebastião Paraiso MG

Cat. Over 50: Noé de Oliveira – Formiga MG

Cat. Brasil: Ian Silva Pereira – Carmo do Rio Claro MG

Para ver resultados completos acesse: www.totemonline.com.br

Texto e Fotos:Savastano Photo Sport

Angelo Savastano - Jornalista e Reporter Fotográfico MTe 15.621/mg