Rally Dakar 2011 – Faltam apenas 02 dias para a maior aventura off road do planeta!

VicentedeBenedictis_Capa_post3

Rally DAKAR 2011 vai abrir a temporada de competições off-road em grande estilo, serão mais de 9.500 km de prova, dos quais mais de 5.000 Km de especiais (onde realmente acontecem as disputas) em 13 etapas - descanso no 8º dia – das quais em vários dias os pilotos terão que rodar mais de 800 Km/dia.

No total serão 419 veículos na disputa, sendo: 67 caminhões, 140 carros, 32 quadricicos e 180 motos. Um detalhe não pode ser esquecido, no Dakar 2011, os pilotos de moto da Elite (ASO) – entre 15 e 20 nomes – só poderão utilizar motores de até 450 cc, ou seja, as disputas estão completamente abertas e uma dúvida começa a pairar: “Será que as KTM conseguirão manter o domínio dos últimos 9 anos de DAKAR??” – Quando utilizaram as suas monstruosas motos de 690 cc eram imbatíveis… Saberemos durante a competição!

O Brasil só não terá competidores nos quadriciclos, sendo que em todas as outras categorias os pilotos e navegadores brasileiros têm chances de conquistar boas colocações.

Nas motos, a disputa será intensa, mas os nossos representantes têm bastante potencial para terminar bem a disputa. Os três pilotos brasileiros das motos correm por equipes diferentes - Zé Hélio (#12) na BMW Motorrad Speedbrain, Jean Azevedo (#33), na PETROBRAS/LUBRAX (de KTM) e Vicente de Benedictis (#87), de HONDA, na Equipe argentina LS2 Rally Team – entretanto, os três são parceiros e já combinaram de se ajudar e tentar chegar o mais a frente possível na 33ª edição do DAKAR.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os três “heróis” brasileiros:

beneVicente de Benedictis Neto (#87) é paulista, tem 28 anos de idade e desde os 5 participa de competições off-road. O piloto fará, em 2011, a sua segunda participação no maior rali do mundo, em 2010 ele completou a prova na 76ª posição.

Esse ano, de Benedictis tem objetivos mais agressivos, pretende não apenas terminar a prova, mas também quer chegar em uma posição melhor do que no ano passado. Para isso, o piloto vai contar com uma cRF 450x preparada para duros dias de prova, e também, com o apoio da Equipe argentina LS2 Rally Team.

Vicente de Benedictis é patrocinado por: BR Motorsports – LS2, SIG Combibloc, Shefa, Reebok Sports club, Pro Tork e Brasil Dakar.


JeanJean Azevedo (#33) é o mais experiente piloto brasileiro entre as motos do DAKAR 2011, com 12 participações no Rally Dakar, sendo 10 nas motos e 2 nos carros.

Em 2011 Jean estará de volta às origens e vai pilotar uma KTM 690 na Categoria Moto Production. No currículo, o piloto de São José dos Campos (SP) tem 03 títulos brasileiros de Rali Cross Country nos carros e 06 nas motos, além de 05 títulos do Rally dos Sertões na Categoria Motos.

Aos 36 anos de idade, Jean Azevedo é um dos integrantes da Equipe Petrobrás Lubrax e corre com o apoio da Pro Tork.


zéJosé Hélio Gonçalves Rodrigues Filho (#12) tem 31 anos de idade e é considerado um dos melhores pilotos brasileiros de rali da atualidade. Apesar dos seus 20 anos de experiência no orr-road, Zé Hélio só tem uma participação no Dakar em seu currículo, em 2009, quando terminou em 12º lugar na classificação geral – na ocasião pilotou uma CRF 450X, enquanto seus adversários utilizavam motos mais potentes.

Na edição de 2010 o piloto não conseguiu viabilizar a sua participação no DAKAR e esse ano, por ironia do destino, Zé estava no “banco de reserva” da Equipe BMW Motorrad by Speedbrain. O piloto só confirmou a participação no Dakar 2011 nos últimos dias, devido à contusão da estrela da equipe, o experiente piloto francês David Frétigné (5º em 2010) e com isso pilotará uma BMW G450 RR Speedbrain.

Apesar da grande responsabilidade que tem nas mãos, Zé Hélio está confiante e acredita que pode se manter entre os 10 primeiros na competição. Para isso vai poder contar com uma super-estrutura montada pela sua equipe durante toda a competição, recurso que não teve quando correu em 2009.

com certeza, a grande estrutura e o bom equipamento irão me ajudar, mas eu não estou pensando em vitória. Estou pensando em andar entre os dez pilotos. Quem sabe também andar entre os cinco, mas isso já seria um sonho. Vamos tentar. Só lá para sabermos.

Agora responda: Para você qual dos 03 brasileiros das motos se sairá melhor no Rally Dakar 2011? Deixe a sua opinião nos comentários e divirta-se com a cobertura que a Pró Moto vai fazer desse evento eletrizante.

Fotos: Arquivo pessoal / Petrobras Lubrax / BMW Motorrad by Speedbrain.

Quem escreve

@Vinícius Eça é trilheiro, blogueiro, videomaker amador, entusiasta do enduro de regularidade e esportes a motor. Especialista em Marketing pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, atualmente desenvolve pesquisas acadêmicas em mídia esportiva e esportes de aventura para pessoas com deficiência na UESC/BA.