1º Desafio Papo De Roia

Prova de Enduro Fim aconteceu em Guarapari, no Espírito Santo.

1º Desafio Papo De Roia
Por Roney
1º Desafio Papo De Roia
Advertisement
Advertisement
Advertisement

O evento aconteceu no dia 2 de junho, com o intuito de influenciar o trilheiro de final de semana a andar também no enduro, seja  do tipo Regularidade ou FIM. Foi uma brincadeira entre amigos. A princípio teria o limite de 50 pilotos, porém as vésperas do evento já eram 70 pré-inscritos, inclusive pilotos profissionais como Diogo Andrade, vice-campeão brasileiro na E35, e Tiago Wernesbach atual bi-campeão brasileiro na E4.

Não podemos deixar de ressaltar a participação dos alunos do Curso Técnico Integrado de Mecânica do IFES Campus Guarapari, que fazem projetos de iniciação científica (PIBIC- Júnior) no LADDA (Laboratório de Desenvolvimento de Dinâmica Automotiva) e são orientados pelo professor Maurício Gomes das Virgens.

Uma das coisas que vale a pena registrar é que alguns trilheiros perderam até noite de sono devido a ansiedade. Muitos deles acreditavam não dar certo largar 1 piloto por minuto, o que se tornou um grande desafio, pois parecia uma coisa impossível.Surgiram perguntas do tipo: não vai embolar tudo? E se um passar o outro, como vocês vão marcar? E se o cara "roiar"? E assim foi uma semana de muita conversa para acalmar o povo. Mas no dia da prova estavam todos muito tranquilos. O evento foi muito elogiado, e agora já estão cobrando o 2º desafio.

Resultados

E­-Pró

1º Tiago Wernesbach

2º Gelson Alemida Carlos

3º Mauricio Fernandes (Primo)

E- Importadas

1º Andre Carminati

2º Isaque Nogueira

3º Wallace Teodoro

E-Nacional

1º Michael Chagas

2º Diorgines Possati

3º Aurinho Rocha

E-xrs

1º Flavio Maiole

2º Benito Machado

3º Elder Souza

E-Incentivo

1º Diogo Sardi

2º Nicolas Souza

3º Ana Julia

 

O que significa "Papo de Roia"?

A palavra "roia” é derivada da palavra "rolha"(aquela tampa da garrafa de vinho ou pinga, garrafa de vidro). O papel da rolha como sabemos, é de impedir a passagem, daí já começamos a entender o sentido da palavra "roia" no mundo das trilhas.

Todo trilheiro que impede a passagem causando um congestionamento na trilha são os chamados  "roias". Por isso, é bem normal após a trilha ouvir que fulano é roia, ou que fulano roiou hoje na trilha. O  piloto iniciante e até mesmo o mais bruto, pode ser o roia do dia. Dando início ao Papo de Roia.